Dicas Imposto de Renda Receita Federal Retificação do IR

4 vantagens de declarar Imposto de Renda com antecedência

12/03/2024

4 vantagens de declarar Imposto de Renda com antecedência

Você já parou para pensar nos benefícios de declarar Imposto de Renda com antecedência? Embora muitos encarem essa tarefa como uma obrigação cansativa, há vantagens significativas em se adiantar e acertar as contas com o Leão antes do prazo final.  

Além de evitar a correria e o estresse de última hora, a declaração antecipada permite que você possa fazer correções, se necessário. Assim, os riscos de cair na malha fina são menores.  

Conheça os pontos positivos de declarar antes o IR e como a calculadora Mycapital pode te ajudar se você investe em renda variável. Boa leitura! 

Vantagens de declarar Imposto de Renda com antecedência 

Ao declarar o IR (Imposto de Renda) antes do fim do prazo, você tem prioridade na fila de restituição, se prepara para possíveis despesas adicionais, pode fazer a declaração retificadora com mais tranquilidade e evita multas. Entenda! 

Ter prioridade na fila de restituição 

A restituição do IR funciona da seguinte forma: a Receita Federal devolve parte do dinheiro que você pagou a mais de imposto no ano de referência. É como se fosse um “reembolso” de valores adicionais que você quitou. E, vamos combinar, receber um dinheiro de volta é sempre uma boa notícia. 

Assim, um dos benefícios de declarar Imposto de Renda com antecedência é ter prioridade na fila de restituição. Isso significa que você terá mais chances de receber valores em um dos primeiros lotes de pagamento.  

A Receita Federal segue uma lista de prioridades nos lotes de restituição, e a data de entrega da declaração é um dos critérios. Quando antes você enviar, melhor. 

Precaver-se para possíveis despesas 

Declarar Imposto de Renda com antecedência é uma ótima maneira de se preparar para possíveis despesas, caso seja necessário pagar algum valor de imposto.  

Dessa forma, você terá tempo para se organizar financeiramente e se programar para o pagamento, o que evita surpresas desagradáveis.  

Além disso, ao antecipar a declaração, você também pode ter mais tempo para buscar possíveis formas de reduzir o valor a pagar, como identificar despesas dedutíveis que não foram consideradas inicialmente.  

Fazer a declaração retificadora com mais tranquilidade 

Uma das vantagens de declarar Imposto de Renda com antecedência é ter tempo para fazer ajustes e correções.  

Sabe quando você envia a declaração do Imposto de Renda e depois percebe que esqueceu de incluir alguma informação importante? É aí que entra a declaração retificadora. Ela é como uma versão corrigida da sua declaração original. 

Ao fazer a declaração com calma, você pode checar se todos os recibos e informes necessários estão em mãos e revisar a declaração com tranquilidade antes do envio, o que reduz a chance de erros e de cair na malha fina.  

Porém, vale lembrar: quem faz a declaração retificadora vai para o final da lista de restituição.  

Evitar multas 

Imagina só, você esquece de enviar a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo. O que acontece? Bem, a Receita Federal não fica muito satisfeita com isso e pode aplicar uma multa por atraso na entrega da declaração 

Como informa o portal do governo, essa multa é calculada em 1% ao mês, sobre o valor do imposto devido. Além disso, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e pode chegar a até 20% do valor do IR. 

Diante disso, um dos benefícios de declarar Imposto de Renda com antecedência é justamente evitar essas multas. O melhor é enviar a declaração dentro do prazo e ficar livre de penalidades.  

Então, não deixe para enviar o IR de última hora. Até porque o sistema da Receita pode ficar sobrecarregado nos últimos dias de envio do IR. Milhares de pessoas acessam o site federal e se o sistema cair ou travar você terá mais dificuldades de enviar a declaração no prazo.  

Como usar a calculadora Mycapital para facilitar a declaração? 

Conheça os principais recursos da calculadora Mycapital e como ela facilita o planejamento do IR para quem investe em renda variável.  

Tela inicial 

Na calculadora Mycapital, você pode visualizar informações presumidas e encontrar atalhos para dados mais detalhados na home e no menu superior. 

A plataforma integra automaticamente as suas operações em renda variável a partir de janeiro de 2020. Na tela você consegue saber exatamente qual o valor a pagar de IR. 

É possível saber quanto você já vendeu no mercado à vista e se você está ou não no limite de isenção. Ainda, você pode conferir se existe prejuízo acumulado em transações comuns, day trade, fundos imobiliários e outras.  

Você pode acessar relatórios detalhados de todas as suas operações. Isso ajuda bastante quem vai declarar Imposto de Renda com antecedência. 

Minha carteira 

A calculadora Mycapital organiza sua carteira conforme os mercados e ativos nos quais você costuma investir.  

Ela centraliza todas as informações relacionadas aos seus investimentos em renda variável. 

Além disso, a ferramenta organiza os dados nos mesmos moldes do programa da Receita Federal, mas de forma mais intuitiva e simples de entender. 

Pode ficar tranquilo, porque o cálculo é preciso e atualizado de acordo com a legislação vigente. A calculadora realiza a apuração do imposto mensal automaticamente, para fazer o recolhimento no prazo, evitando multas por atraso. 

Resultados 

O que poderia ser melhor que entender seus resultados em cada um dos mercados em que você opera e conferir seus impostos do mês? 

Isso inclui a apuração dos lucros e prejuízos, bem como a identificação dos impostos devidos em cada operação. Como a calculadora é integrada à B3, ela integra automaticamente todas as suas operações em renda variável na Bolsa de Valores. 

DARFs 

Quer ter os seus DARFs na palma da sua mão e evitar multas, juros e problemas com o Leão? A calculadora Mycapital permite que você tenha acesso fácil aos seus DARFs diretamente na plataforma.  

Isso significa que você pode visualizar e gerenciar seus DARFs sem precisar acessar o programa da Receita.  

Caso você tenha deixado de fazer o cálculo do imposto de renda no prazo e não tenha feito o recolhimento correto, a plataforma possibilita a regularização da sua situação, pois calcula os resultados retroativos. 

Assim, ajuda a manter o controle e a organização dos seus pagamentos de IR em renda variável. 

Patrimônio em tempo real 

Você pode criar grupos para organizar seus investimentos da maneira que preferir e conferir seus lucros e prejuízos. Ou seja, a calculadora permite que você personalize as informações de seus investimentos. 

Isso facilita a visualização e o acompanhamento dos seus ativos. Assim, você pode ter uma visão clara do desempenho dos seus investimentos. 

Agora você já sabe por que declarar Imposto de Renda com antecedência! 

Aproveite para contratar a calculadora Mycapital e otimizar o seu planejamento de pagamento de IR em renda variável. Alguns investimentos exigem o pagamento do DARF a cada mês. Por isso, quanto antes você aproveitar os recursos da ferramenta, melhor para que você não tenha problemas com a Receita! 

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos