Imposto de Renda Investimentos

Entenda o Risco de Mercado

01/09/2021

Entenda o Risco de Mercado

Com qualquer investimento, existem riscos que podem afetar a sua decisão de compra de ativos. Seja você um investidor experiente ou iniciante, é importante saber como funcionam as oscilações do mercado para que você possa se proteger. Agora, entenda o Risco de Mercado e como ele pode afetar os seus ativos.

O que é Risco de Mercado?

O mercado oscila por conta de eventos ou casualidades e isso afeta diretamente os investimentos em geral, podendo incluir os seus ativos. O Risco de Mercado é a representação dos possíveis cenários negativos que você poderá encontrar ao optar por continuar investindo em tal ativo.

Estes indicadores podem estar em diversos cenários como: Preços estabelecidos para ações, variação do câmbio, taxas de juros e commodities.

Vale lembrar que todos os investimentos têm riscos, então é completamente normal que você encontre essas oscilações em algum momento na sua jornada como investidor.

Além do risco de mercado, é importante ficar atento a outros tipos de riscos:

  • Risco de Crédito: Esse caso ocorre quando o emissor não cumpre com o pagamento das remunerações acordadas previamente.
  • Risco de Liquidez: É a facilidade ou não de compra e venda de um ativo. 
  • Risco Operacional: São as falhas operacionais em que os seus investimentos podem estar sujeitos, elas podem incluir dificuldades com a internet ou até com mediadores.

Como medir o Risco de Mercado?

O Risco de Mercado pode ser medido pela volatilidade do seu ativo, ela definirá o quão arriscada é a transação escolhida. Existe uma metodologia utilizada para ter uma noção maior dos riscos que podem afetar suas escolhas ao investir, ela é chamada de: Value at Risk (VaR).

O VaR é um cálculo estatístico que age como um Indicador de Risco, pois ele ajuda a estimar a potencial perda máxima de um investimento em um período de tempo. Esse método possui um alto nível de confiança, algo entre 95% e 99%.

Quais os tipos de risco para cada tipo de investimento?

  • Risco na Renda Fixa: Este cenário é o menos afetado pelo Risco de Mercado, pois ele possui baixa volatilidade e quando se torna mais volátil do que o esperado, o mercado é suspenso, evitando maiores perdas.

Em operações como CDB, LCI, LCA e LCs, a taxa de rentabilidade é afetada, e nos títulos públicos podemos contar com a alteração dos preços.

A alteração do Risco de Mercado influencia diretamente a taxa Selic e o CDI, o que causa uma perda nos rendimentos e aplicações, porém ainda é a forma mais segura.

  • Risco no Mercado de Ações: Ao contrário da Renda Fixa, o Mercado de Ações é o que mais sofre a influência do risco de mercado. Esses riscos podem ser checados no Índice Bovespa (IBOV). Vários fatores podem afetar o mercado, como novos concorrentes, notícias sobre grandes empresas e o mercado em si, variações no câmbio, escassez de produtos, etc.
  • Riscos no Câmbio: O câmbio sofre com a influência do Risco de Mercado, principalmente quando falamos das moedas mais comercializadas como o Dólar e Euro. Questões sobre cada região podem afetar a volatilidade do câmbio, como por exemplo, mudanças no poder.
  • Risco do Fundo de Ações: Em relação aos outros tipos de fundos, esse é o que possui mais risco. O ideal é que você mantenha a sua carteira diversificada, pois, assim, terá menos risco de grandes perdas.
  • Risco nos Fundos Imobiliários: Os efeitos do Risco de Mercado definitivamente aparecem por aqui, pois eles podem sofrer desvalorização e acabar causando prejuízo para muita gente. A parada de obras e queda nos preços são possíveis, o que torna esse fundo mais indicado para os investidores com uma certa experiência, os de primeira viagem podem encontrar certas dificuldades no caminho.

Sabemos que às vezes lidar com todas essas informações pode ser uma tarefa complicada para os que não têm muito tempo ou que preferem algo mais resumido. 

Optar por uma corretora de valores poderá facilitar o seu entendimento sobre o assunto, além de conseguir informações corretas em primeira mão para que você tome as melhores decisões. 

Se você ainda não encontrou uma corretora de valores, experimente conhecer as nossas parceiras! O mycapital trabalha diretamente com 9 corretoras que estão disponíveis para ajudar você a começar a sua carreira como investidor.

Clique aqui e saiba mais!

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos