Imposto de Renda

Como declarar ações: Guia fácil para investidores da bolsa de valores

06/04/2021

Como declarar ações: Guia fácil para investidores da bolsa de valores

Investir em ações tem sido uma opção para muitas pessoas que gostariam de aplicar o dinheiro de maneira que possa render uma boa margem de lucro. Há diversas maneiras de investimentos, e as ações se enquadram no conceito de renda variável. Como você já deve saber, se a declaração anual for enviada de forma incorreta ou com atrasos, você pode acabar com uma multa indesejada vinculada ao seu nome. Por isso, é de extrema importância organizar seus investimentos mensalmente antes da hora de ficar cara a cara com o leão, e o mycapital preparou este guia fácil que ensina como declarar ações, voltado para investidores da bolsa de valores, para auxiliar este processo!

Comece a aprender agora!

Como começar a declarar minhas ações anualmente?

Tudo começa pela organização. Você precisará ter em mãos todos os valores e movimentações realizadas mensalmente no ano de 2020 para poder realizar a soma. São eles:

  • O informe de rendimentos expedido pelas empresas que quitaram rendimentos, dividendos, juros sobre capital próprio e tiveram imposto retido na fonte; 
  • Demonstrativo de custódia de ações (que você recebe no dia 31 de dezembro da sua corretora); 
  • Notas de corretagem de todas as operações realizadas no ano; 
  • Saldo em prejuízos acumulados no início do ano calendário. 

Além disso, você também precisará dos DARFs (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) que foram pagos a cada mês para que eles possam conferir os dados com a sua declaração anual de IR.

Apuração dos dados do ano

É hora de verificar tudo! Ao juntar todas as informações citadas anteriormente a cada mês, você poderá pegar o dossiê de cada um desses meses e realizar a apuração de janeiro até dezembro.

Lembrando que todas essas contas devem ser pagas antes de prestar contas com o Fisco, pois esse momento é apenas para registrar o que já foi pago, e não para acertar as questões tributárias sobre Renda Variável.

Baixe o aplicativo IRRF 2021 e comece a declarar

Ao baixar o aplicativo, você poderá dar início a sua declaração de Imposto de Renda. Logo no início, você poderá ver se há a opção de importar os dados do ano anterior (caso tenha) e declarar as isenções na ficha “Rendimentos isentos e não tributáveis”. Não se esqueça de informar o valor total de cada transição e o tipo de beneficiário.

Agora é a hora de informar os seus day trades e operações normais que já foram calculadas ao preencher o formulário de Renda Variável, assim, você poderá ver se há compensação.

 O último passo é completar a ficha “Bens e direitos”, onde você informará o código para as operações de ações e para contratos Futuros ou a Termo. Para qualquer uma das opções, você precisará informar o nome e CNPJ da empresa, além do código de negociação do ativo na Bolsa, o número de ações, valor pago, além das demais vendas e compras parciais, realizadas em 2020.

Vamos recapitular?

1º passo: Reunir todas as informações necessárias para a declaração do imposto de renda, como: o informe de rendimentos, demonstrativo de custódia de ações, notas de corretagem e DARFs.

2º passo: Apurar os dados recolhidos durante o ano. Pegar dossiês e realizar a apuração de janeiro até dezembro.

3º passo: Baixar o aplicativo IRRF 2021. Preencher os formulários com as informações coletadas, podendo importar os dados do ano anterior e declarar as isenções.

4º passo: Bens e Direitos. É hora de informar os códigos das operações de ações, contratos futuros ou a termo.

Pronto! Agora você já poderá declarar suas ações no Imposto de Renda de maneira tranquila e rápida com as nossas dicas.

Sabemos que todo esse processo pode ser complicado e que é fácil se perder nos números se for feito sem auxílio. Pensando nisso, o mycapital criou uma calculadora virtual para te auxiliar na hora de prestar contas com o leão.

Na calculadora de IR do mycapital, você registra durante o ano todo os seus investimentos, assim, na hora que de coletar os dados para o IR, você terá tudo na palma da sua mão. Além disso, ele calcula tudo automaticamente através do registro dos seus dados.

Não corra mais o risco de errar e levar multas. Aproveite a simplicidade e eficiência da calculadora de IR do mycapital na hora de ficar cara a cara com o leão.

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos