Bolsa de Valores Dicas Economia Investimentos Renda Variável

Já sabe onde vai investir em 2024? Acompanhe as principais previsões!

29/12/2023

Já sabe onde vai investir em 2024? Acompanhe as principais previsões!

Investir em 2024 em renda variável é algo que traz desafios e oportunidades. Se você está se perguntando onde direcionar seus investimentos no próximo ano, está no lugar certo.

Afinal, quais são as principais previsões e tendências do mercado financeiro no ano que se inicia? Fundos imobiliários e Bolsa de Valores estão no radar de quem deseja diversificar os investimentos. Em um cenário de queda de taxa de juros no país, quais são as estimativas?

Nem sempre a resposta é tão simples. É preciso acompanhar a dinâmica do mercado e as previsões para não tomar decisões precipitadas. Sabendo disso, acompanhe a leitura e entenda melhor a questão!

Previsões para investimentos em renda variável em 2024

As previsões de investimentos em renda variável levam em consideração diversos fatores, incluindo análise fundamentalista, indicadores macroeconômicos e expectativas de crescimento das empresas.

Fundos imobiliários

Com a queda da Selic, analistas têm visto com bons olhos as perspectivas de investir em 2024 em FIIs (fundos imobiliários). O ano de 2023 foi favorável para quem investiu em FIIs e o mesmo deve se repetir em 2024, ao menos é o que se espera em termos de sentimento de mercado.

De acordo com a XP, a atual fase de redução da taxa serve de impulso para o segmento no repasse de dividendos, em especial aqueles que desejam ter uma carteira mais diversificada e com maior rentabilidade.

O Ifix, por exemplo, que é o índice dos FIIs de destaque na Bolsa de Valores, fechou no dia 21 em alta de 12,73%. Além disso, esses investimentos são livres de IR (Imposto de Renda), o que é outro atrativo.

Quanto aos FIIs de tijolos, por exemplo, a facilidade de acesso ao crédito beneficia esses fundos. Especialistas têm apontado que há possibilidade de crescimento do setor de hotelaria, por exemplo.

Os fundos de shoppings e FOFs (fundos de fundos), que se incluem entre os fundos de tijolo, são bem avaliados com potencial de bons retornos. No caso dos de shoppings, houve valorização acima do Ifix. Quanto aos FOFs, houve alta de mais de 22% este ano, segundo analistas do Itaú BBA.

Já no que se refere às lajes corporativas, ou escritórios, há o impacto do trabalho home office e híbrido, que traz reflexos para a taxa de vacância. Alguns fundos tiveram recuperação, em especial os bem localizados, enquanto outros não.

Já para os FIIs de papel, existe uma certa inquietação devido à queda de indexadores do CDI, podendo ser mais viável atrelar esses fundos à inflação, ou seja, pelo IPCA, inclusive com isenção de imposto. Por sua vez, houve elevação da inadimplência dos fundos de papel high yield em 2023.

B3 (Bolsa de Valores do Brasil)

Analistas da Rico veem boas oportunidades para investimento na Bolsa de Valores, devido à queda de juros não apenas no Brasil, mas também nos Estados Unidos e no mundo.

No caso brasileiro, pode haver entrada de capital estrangeiro ao se comparar riscos com outros países emergentes. Consequentemente, espera-se que os valores dos ativos ganhem força.

Quanto à bolsa brasileira, ela está com lucro por ação 37% menor que a média histórica, embora empresas tenham gerado lucro.

Ao se avaliar riscos e expectativas, analistas da Rico estimam que o Ibovespa ao fim de 2024 alcance 142 mil pontos, uma valorização de 12% em relação ao mesmo período de 2023. Algumas ações que estão em alta no país são as de alimentos, saneamento, transportes e agronegócio.

Além disso, o Ibovespa fechou o ano com bom desempenho, com alta em torno de 23%, tendo uma boa performance inclusive na comparação com bolsas internacionais. O avanço se deu, entre outros fatores, devido às estimativas de queda de juros no curto e longo prazo.

Bolsas internacionais

Com as incertezas do potencial de lucros de empresas no exterior, e em um cenário de juros ainda elevados internacionalmente, as estimativas são menos otimistas para bolsas globais, o que torna a opção de investir em 2024 em renda variável no exterior menos atrativa.

No entanto, há também visões mais otimistas, tendo em vista que o Dow Jones alcançou a máxima histórica em dezembro, além do S&P 500, que teve bom desempenho, com avanço de mais de 24% este ano.

Os juros altos nos EUA têm controlado a inflação e o cenário pode estar se invertendo com a possível redução de juros no horizonte, o que pode impulsionar a valorização de ações.

Por sua vez, uma alternativa pode ser investir em Tresuries, que são títulos de renda fixa nos EUA, por meio de BDRs, ETFs, no mercado secundário ou diretamente nas plataformas.

Neste caso, analistas recomendam investimentos de prazos menores, entre dois e quatro anos. Os Tresuries de dois anos no momento pagam em torno de 4,3%. Já os de prazos maiores têm um risco mais acentuado, devido à possível volatilidade do panorama fiscal nos EUA.

Vale a pena investir em renda variável em 2024?

Sim, pode ser vantajoso investir em renda variável em 2024, mas é importante considerar diversos fatores antes de tomar qualquer decisão de investimento. Alguns deles são:

1. Análise macroeconômica: avaliar indicadores econômicos é importante para entender o contexto em que as empresas estão inseridas e prever possíveis impactos nos investimentos em renda variável.

2. Análise fundamentalista: considerar a saúde financeira das empresas, incluindo receitas, lucros, perspectivas de crescimento e a qualidade da gestão, para avaliar o potencial de valorização das ações.

3. Volatilidade do mercado de ações: estar preparado para lidar com os riscos associados a essa modalidade de investimento.

4. Política de investimento: compreender a política de investimento dos ativos de renda variável.

5. Horizonte de investimento: definir o horizonte e a disposição para manter os investimentos em renda variável a longo prazo, considerando a possibilidade de flutuações de curto prazo.

6. Comportamento do mercado: estudar o comportamento do mercado e buscar ferramentas para auxiliar na tomada de decisões.

7. Diversificação de investimentos: considerar a diversificação da carteira, incluindo a combinação de renda variável com outros tipos de investimentos, para reduzir o risco do portfólio.

Agora você já conhece quais são as expectativas de investimentos em renda variável para 2024. Aproveite para conhecer a calculadora Mycapital. Não perca tempo!

Faça seu imposto de renda em 2024 de forma totalmente automática… Calcule seus impostos sobre renda variável com a calculadora de IR pioneira do mercado!

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos