Renda Variável

O que é um home broker?

09/06/2022

O que é um home broker?

Você já deve ter ouvido falar no termo “home broker”, não é mesmo? Grande parte do mundo dos investimentos depende dele e hoje vamos explicar direitinho o que é e como funciona.

 

O que é um home broker?

É a principal ferramenta que permite que o investidor tenha acesso à Bolsa de Valores B3. Trata-se de uma plataforma digital que pode ser acessada de qualquer lugar. Ele é a sua ligação com a Bolsa de Valores.

O home broker veio como uma alternativa para as mesas de operações, pois antes, você precisava realizar uma ligação para a sua corretora para realizar um investimento.

Entre as principais funções, está a compra e venda de papéis com agilidade, acompanhar as cotações do mercado de ações em tempo real e acompanhar o desempenho da carteira de investimentos também em tempo real.

Através dele, você pode negociar ações, opções, fundo de investimentos imobiliários, contratos futuros, minicontratos de índice, oferta pública, aluguel e até dólar.

Como funciona o home broker?

Você precisa ter conta em uma corretora de valores, cada uma delas costuma ter seu próprio home broker. É através dele que você vai dizer para a sua corretora qual operação deseja fazer, ela enviará à B3 as ordens de compra e venda.

Nele, você também consegue ver o livro de ofertas de cada ativo, que nada mais é do que a lista das ordens de compra e venda lançada por outros investidores que ainda não fecharam um negócio.

Algumas operações podem exigir garantias antes de serem executadas. Através do home broker, você também consegue escolher quais ativos da sua carteira poderão ser usados como garantia.

Vantagens de utilizar o home broker

  • Você pode investir de qualquer lugar: Para fazer as suas operações basta você estar conectado à internet. Você pode realizar ou acompanhar seus investimentos de onde estiver, sem restrições. As operações podem ser feitas por aplicativo ou pelo site, basta você decidir qual é a melhor opção para você.
  • Vários tipos de investimentos: O investidor pode optar por diversos tipos de fundos através do home broker, sendo uma ótima saída para os que querem diversificar a carteira de investimentos.
  • Tranquilidade: Com o home broker, você pode deixar ordens de compra e venda programadas, guardando também o histórico de transações da sua carteira. Ele também disponibiliza notícias e cotações do mercado financeiro em tempo real.

Quanto custa o home broker?

A plataforma em si não tem custo, o que pode ser cobrada é a taxa de corretagem sobre a compra e venda das ações. Essa taxa varia muito de corretora para corretora, então é importante pesquisar antes de fechar negócio.

Saiba mais sobre o universo financeiro com a mycapital!

Agora que você já sabe o que é home broker, que tal aprender mais sobre finanças no nosso blog? Lá, você encontra conteúdos que poderão te ajudar na sua jornada como investidor.

 

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos