Investimentos Renda Variável

O que são Commodities e como investir nelas?

27/12/2021

O que são Commodities e como investir nelas?

Se você já é um navegador pelo universo da Renda Variável, em algum ponto já deve ter ouvido falar em Commodities. Vamos explicar aqui o que significa esse termo e como ele está presente no mercado financeiro.

 

O que são Commodities?

 

Commodities vem do inglês e significa “mercadoria”. São um tipo de Renda Variável que têm grande destaque na mídia, pois se tratam de matérias-primas utilizadas na fabricação de diversos produtos.

Alguns exemplos de Commodities são: café, carne, soja, milho, ferro, petróleo, ouro, entre outros.

É possível ganhar dinheiro em cima desses Commodities quando se decide investir nos contratos que são feitos em cima deles, que chamamos de contratos futuros.

 

Como investir em Commodities?

 

Como mencionamos acima, não é possível investir diretamente em café, por exemplo, tudo funciona de uma maneira regrada e de acordo com os contratos futuros disponibilizados pela B3.

Esses contratos foram criados porque os produtores precisam de algum tipo de proteção para seus insumos. Com eles, o produtor consegue garantir uma previsibilidade em sua receita, fixando o preço do seu produto.

Os contratos, também chamados de derivativos, são negociados diretamente na Bolsa de Valores e é tudo feito em dinheiro, não há necessidade de comprar ou vender o produto em si, apenas a quantia combinada.

Quando você decide investir, você compra ou vende um contrato, que dará a você os rendimentos ou as perdas da commodity escolhida. Os valores são definidos a partir da oferta e demanda, ou seja, não há como garantir que uma saca de café esteja sempre no mesmo valor, pois o mercado ajudará a estabelecer o preço justo para aquele determinado tempo ou cenário, como: eventos geopolíticos e o próprio clima.

 

Tipos de Commodities

 

Existe uma gama de diferentes commodities e, como dito anteriormente, muitos deles dependem de eventos geopolíticos, clima e a própria procura por cada produto.

Esta é a oportunidade de obter uma carteira diferenciada, pois se algum evento fizer com que esse ativo caia, você ainda terá como contar com outros que não são afetados por tal impacto, seja ele qual for.

Existem três tipos, são eles:

  • Agrícolas: frutos do agronegócio, como o açúcar.
  • Ambientais: relacionados com o ambiente, elas englobam diversos recursos naturais como a água, madeira, créditos de carbono.
  • Minerais: minerais produzidos ou extraídos, exemplo: petróleo.

O Brasil movimenta bilhões de reais com Commodities e, aqui, vamos listar os principais:

  • Soja
  • Café
  • Minério de Ferro
  • Petróleo
  • Suco de Laranja
  • Alumínio
  • Açúcar
  • Carne bovina
  • Milho

Esses são alguns dos principais, mas o Brasil oferece muitos outros que são importantíssimos para a nossa economia e, até, para a economia estrangeira. 

Esta é mais uma forma de você conhecer a Bolsa de Valores e variar a sua carteira de investimentos.

 

Quer saber mais sobre outras formas de investir na Bolsa?

 

Acompanhe o blog do mycapital e saiba mais sobre tudo o que envolve o universo financeiro. Leia conteúdos que podem mudar a forma com que você enxerga a Bolsa de Valores e, também, o seu bolso!

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos