O que é volatilidade nos investimentos?
Volatilidade é um conceito muito usado em diferentes áreas, mas hoje, vamos falar sobre o que ela é dentro do universo financeiro e como ela pode impactar seus investimentos.
Vamos lá?
O que é volatilidade?
Volatilidade consiste em algo que muda com facilidade, que se alterna e possui certa inconstância.
Ao falar de investimentos, podemos dizer que quando um ativo é volátil, ele sofre alterações no seu valor com frequência. Na renda variável, é possível ver muitos casos de volatilidade, pois o próprio nome já diz que existe uma variação.
Nem sempre a volatilidade é algo ruim, por exemplo, para aqueles que investem a longo prazo, pode ser uma boa alternativa de se ganhar dinheiro, pois quanto maior a volatilidade que você conseguir aguentar, maior sua chance de lucro com tal investimento. Caso você venda o ativo assim que ele entrar em queda, você estará consolidando a perda.
Tipos de volatilidade:
- Volatilidade da cotação: Pode ser o preço que varia de um imóvel que é valorizado com o tempo.
- Volatilidade da rentabilidade: Quando falamos de ações, é o mesmo conceito da volatilidade de cotação.
- Volatilidade da empresa que emite o investimento: Risco de falência ou sucesso.
- Volatilidade histórica: É o desvio padrão por ano, que pode ser utilizado para analisar os níveis de sobrecompra e sobrevenda, stops e, também, para fazer a definição de alvos.
- Volatilidade implícita: Se trata da estimativa da volatilidade de um preço de ativo no futuro.
- Volatilidade futura ou real: É a variação efetiva do preço de um ativo ou derivativo no mercado futuro.
Quando falamos de volatilidade, é imprescindível falarmos sobre dois conceitos importantes para os investidores, são eles o Stop Loss e o Stop Gain.
O que é Stop Loss?
Stop Loss é uma ação que basicamente significa “Parar Perda”. Quando há queda do ativo, ele para no mínimo que foi acordado e impedirá que você sofra mais perdas. Ele não impedirá que você perca, porém, terá um domínio maior sobre a sua situação financeira.
O que é Stop Gain?
Como o próprio nome diz, Stop Gain significa “Parar Ganho”. É uma expressão utilizada para encerrar uma operação que está sendo lucrativa.
Geralmente utilizada por investidores que optam por ativos de curto a médio prazo, o Stop Gain é uma medida de segurança para que quando o valor atingir o limite máximo, ela seja aberta para a venda, sendo assim, o investidor não corre o risco de sofrer com a baixa desse ativo, o que o faria perder dinheiro.
Diferença entre liquidez e volatilidade
Volatilidade é o quanto um derivativo pode variar em um certo tempo e liquidez é a capacidade que o investidor possui de transformar aquele determinado derivativo em dinheiro, ou seja, realizar a conversão.
Quando uma ação está em alta liquidez, significa que com muita demanda de compra, se está com baixa liquidez, significa que que está com baixa demanda de compra, sendo assim, é mais difícil transformá-la em dinheiro.
Quer aprender mais sobre o universo financeiro?
Fique atento aos textos que postamos em nosso blog sobre tudo o que envolve finanças. Quer saber mais sobre a declaração do seu IR? Nós te mostramos o caminho! A Mycapital é sua aliada na hora de investir.