Entenda o DARF: O que é e para que ele serve?
Se você é investidor de Renda Variável, esse termo já deve ter aparecido para você em algum momento da sua jornada financeira. Esse texto vai fazer com que você entenda o que é o DARF e quais são as suas funções no dia a dia do investidor. O intuito é que você aprenda passo a passo o processo de gerar o DARF mensal, para que no fim, possa ficar em dia com o seu Imposto de Renda.
O que é o DARF?
O DARF é a sigla para Documento de Arrecadação de Receitas Federais. Trata-se de uma guia emitida ao investidor. É utilizada para calcular e pagar impostos, taxas e contribuições à Receita Federal. No geral, é como se fosse um boleto para recolher tributos ao Governo.
Tipos de DARFs
Simples
Este modelo era utilizado por empresas e tributava:
- IRPJ (Imposto de Renda sobre Pessoa Jurídica).
- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).
- PIS/PASEP (Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)
- IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
- ICMS (Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).
- ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).
*O ICMS e o ISS no caso de Estado e município que eram conveniados com a Receita Federal.
O DARF Simples foi substituído pelo DARF Comum em 2011, após ter entrado em vigor em 1997.
Comum
É o modelo que ainda está em vigor. Este tipo de guia é utilizado tanto por Pessoas Físicas quanto Jurídicas ao coletar impostos de transações sobre Renda Variável.
Esse tipo de DARF serve para coletar impostos como:
- Faturamento de empresas
- Imposto de Renda de pessoa física e jurídica
- PIS (Programa de Integração Social)
- Importação de mercadorias no exterior
- Ações
- Fundos imobiliários e demais investimentos em renda variável, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas
- COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social)
- CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
- IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros)
Para que ele serve?
Quando você decide investir seu dinheiro, é esperado que ele tenha algum tipo de rendimento. Em quase todos os investimentos, esse rendimento pode ser tributado, ou seja, uma parte dele precisa ser destinada para o Governo Federal na forma de Imposto de Renda, segundo a lei.
Os impostos geralmente são cobrados quando se faz um resgate e o dinheiro começa a cair na sua conta bancária, sendo assim, entende-se que você está lucrando nessa transação, portanto, deve pagar impostos ao governo em cima de cada uma delas.
O imposto é cobrado mensalmente, e é referente ao mês da apuração. que pode ser pago até o último dia útil do mês seguinte. É de extrema importância que você guarde todos os DARFs gerados e pagos no ano. Você precisará deles no momento de realizar a sua declaração anual do IR para renda variável.
Vale lembrar que é importante evitar atrasos, para não precisar pagar multa e juros. A multa é fixa, 0,33% por dia de atraso limitada a 20% do imposto, e os juros são calculados com base na variação da taxa SELIC.
Como calcular o DARF online?
Agora que você já entendeu o que é o DARF e como ele funciona, resta apenas aprender como calcular e emitir sua guia online.
Acompanhe o nosso próximo post no blog do mycapital para o passo a passo completo, assim, você poderá entrar em dia com suas responsabilidades financeiras de maneira ágil e tranquila.