DARF

Como gerar o DARF online passo a passo

28/04/2021

Como gerar o DARF online passo a passo

O DARF é a principal guia de recolhimento de impostos para investidores. Ao realizar transações, uma parte desse dinheiro vai como tributo para o Governo Federal. O mycapital já fez um post explicando o que é o DARF e quais são as suas funções. Hoje vamos seguir com o assunto e te contar como gerar o DARF online passo a passo. Continue lendo para entender!

Como calcular o DARF?

Junte todas as suas notas de corretagem, elas provavelmente ficam disponíveis quando você acessa a sua corretora de escolha. Elas são de extrema importância, pois juntam todas as informações sobre os seus investimentos em Renda Variável.

Você precisará calcular o resultado de cada investimento e a alíquota de IR para poder pagar o DARF. Para isso, você deve separar os lucros e prejuízos nas operações normais e day trades separadamente.

  • Day Trade – Compra e venda de um mesmo ativo realizadas no mesmo dia. O valor de 20% deve ser pago no IR. Você deverá calcular o resultado das operações day trades em cada dia do mês e separar os ganhos dos prejuízos. 

Calculados os lucros e prejuízos, abata os resultados negativos com os lucros. Se depois desse processo você tiver lucro, calcule os 20% das alíquotas sobre ele para declarar o seus day trades no IR.

  • Operações normais – Compra e venda de um mesmo ativo realizadas em dias diferentes. O valor de 15% deve ser pago no IR. Você deverá calcular as compras normais de cada ação ao respectivo saldo anterior para formar o estoque com custo médio.

Se houver venda, você precisará calcular o resultado das vendas normais sobre o custo médio de cada ação, separando os ganhos e os prejuízos. Se houver lucro, verifique se você poderá abater o valor de algum saldo negativo. Se sobrar saldo positivo, aplique a alíquota no valor de 15% para o IR sobre Renda Variável.

ATENÇÃO: Se os seus ganhos obtidos em meses cujo o somatório das vendas de ações realizadas no mercado à vista não ultrapassarem o valor de  R$20.000,00, você estará isento de impostos. Nesse caso, esses ganhos não deverão compor a base de cálculo do imposto do mês. Fique atento pois vendas de FIIs, ETFs, BDRs ou opções não são isentas de impostos.

Como gerar o DARF online?

O DARF pode ser gerado por uma funcionalidade que é disponibilizada pela Receita Federal em seu site. Trata-se do sistema SICALCWEB, que você acessa e preenche com as suas informações, assim você poderá gerar o DARF para pagamento.

Você pode acessar a página do SICALCWEB  aqui.

Escolha a opção de Pessoa Física ou Jurídica.

A seguir, escolha a opção de “pagamento” que aparece na tela do site. Isso fará o sistema iniciar o processo de geração do DARF.  

Agora, é só seguir os passos abaixo para continuar com o cadastro.

  1. Unidade da Federação de sua residência.
  2. Escolha o município de sua residência. 
  3. Código da Receita:  6015 para Pessoa Física e 0231, 3317 ou 3225 para Jurídica,  dependendo do regime tributário: Lucro presumido/arbitrado, Lucro Real ou Simples Nacional respectivamente. 
  4. Tipo de período: “Mensal a partir de jan/1995” (essa parte já vem preenchida).
  5. Período: Informe o mês e o ano no formato: 042020 para abril de 2020.
  6. Valor principal:  Informe o Valor do Imposto que está sendo recolhido.
  7. Referência: deixar em branco.
  8. CPF / CNPJ.
  9. Preencha os caracteres de segurança que aparecem na tela para avançar.

Como o mycapital te ajuda a gerar o DARF?

Nós fazemos toda a apuração de resultados do mês e geramos o seu DARF já considerando resultados do mercado, IRRF e prejuízos a compensar. 

Além de atualizar automaticamente sua carteira de ações com os eventos importantes ocorridos com as empresas registradas na Bolsa de Valores, caso haja atraso ao emitir o DARF, os juros e multas são calculados automaticamente para facilitar a sua vida.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passo a passo de como gerar o DARF na versão web do mycapital:

 

  1. Após ter feito a checagem mensal necessária de posição da sua carteira para garantir que todas as operações e eventos foram lançados no sistema, a impressão do DARF estará disponível para o investidor visualizar e imprimir quando desejar. 
  2. Para gerar o DARF no seu computador, você deverá ir na opção “Relatórios” e clicar em “DARF Mensal”. 
  3. Aparecerá uma tela pedindo para você informar o ano de referência para o sistema mostrar os meses que possuem DARF a pagar.
  4. Na lista de meses que aparece, será mostrado o valor do imposto a pagar, o mês de referência e o vencimento de cada DARF.
  5. Clique sobre o DARF que deseja imprimir e clique na figura que representa uma impressora no canto superior esquerdo da tela.
  6. Confira seus dados pessoais e pronto. Seu DARF será impresso, com juros e multas se for o caso, e você poderá providenciar o pagamento.

Passo a passo de como gerar o DARF no app mycapital:

 

  1. Usando o aplicativo mycapital em seu smartphone, navegue até a aba de DARF e visualize automaticamente os DARFs que estão registrados no sistema. 
  2. Escolha o que desejar ver os detalhes e imprima em seguida, se houver uma impressora conectada.   

 

 

Atenção! Apesar de ser muito rápido e prático, é preciso ficar de olho em possíveis alertas que poderão ser emitidos na hora de imprimir o seu DARF. Eles aparecerão, principalmente, se houver pendências ou divergências nas informações inseridas no sistema.

 

Ficar em dia com seus impostos não precisa ser complicado!

O mycapital transforma a maneira de você enxergar suas responsabilidades financeiras. Guardamos todas as suas informações fiscais e fazemos importação automática de dados para que você não tenha que perder tempo com operações manuais.

 

Calculamos seu IR sobre Renda Variável de maneira segura para que você não corra o risco de declarar errado.

Facilite a sua vida e economize tempo utilizando o mycapital. Nós nos preocupamos com a sua vida financeira por você.

 

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos