Como investir no exterior: passo a passo
Saber como investir no exterior é algo bastante atrativo para os investidores que já aplicam no mercado há algum tempo e conhecem as possibilidades de diversificar a carteira.
Mas é vantagem investir no exterior? É interessante lembrar que a valorização de outras moedas, em relação ao real brasileiro, é uma forma de permitir maior rentabilidade à sua aplicação.
Além disso, você estará exposto à economia mundial, e não apenas à do Brasil, com oportunidades de negociar ativos nas maiores multinacionais do planeta.
E há também uma grande cartela de ativos disponíveis, inclusive em quantidade bem maior que a de ativos brasileiros.
Quer saber como investir fora do Brasil? Para entender melhor o tema, acompanhe a leitura.
Entenda como investir no exterior
Documentos necessários
Como faço para investir em dólar?
Para investir no exterior, é necessário que você tenha à disposição alguns documentos para criar a sua conta em uma corretora internacional.
Não é nada complexo, pois você precisará basicamente dos seus documentos pessoais. O procedimento para a abrir a conta é online.
Logo, os documentos de que você precisa são:
- CPF do Brasil
- Comprovante de residência
- Cópia de um passaporte que seja válido
- Declaração de Imposto de Renda
- Dados sobre o empregador do investidor
- Formulário W-8BEN
Como criar conta em uma corretora internacional?
Para quem deseja entender como investir no exterior, a forma mais conhecida é por meio de uma corretora internacional.
Vamos ver algumas delas?
XP Internacional
A XP Internacional é uma corretora do grupo XP, que permite que você tenha uma conta de investimentos fora do Brasil.
Dessa forma, você pode investir de maneira direta nas empresas que estão presentes nas principais bolsas americanas (NYSE e Nasdaq).
Isso é bem interessante, pois nos EUA está concentrado o maior volume de ações em nível global.
Além disso, você tem possibilidade de realizar diversos outros investimentos internacionais.
Riconnect
Entre as corretoras para investir no exterior, a Riconnect também é parte da XP e tem opção para fazer investimentos internacionais.
Por exemplo, Fundos de Investimentos, COE (Certificados de Operações Estruturadas) e ações.
Essa corretora existe desde 2011 e tem como propósito tornar o investimento descomplicado para qualquer pessoa, sem precisar ser um especialista.
No site e no app, após fazer o seu cadastro, eles disponibilizam, por exemplo, quais tipos de investimentos são mais adequados para o seu perfil.
Como investir na bolsa americana
Vamos entender agora como investir em ações americanas. Antes de tudo, você precisa avaliar qual é o seu perfil de investidor.
Para investir na bolsa americana, trata-se de uma forma de renda variável, com oscilações e riscos diferentes da dinâmica no Brasil.
Nesse sentido, é válido que você saiba qual é o seu nível de tolerância ao risco, além de ter bem claro o seu objetivo financeiro.
Feito isso, você precisa abrir uma conta nos EUA, por meio de uma corretora, como vimos no tópico anterior.
Envie todos os documentos e depois de aprovados você já terá sua conta para fazer depósitos em dólar.
Em algumas situações, será necessário converter o câmbio. Porém, há casos em que é possível fazer os procedimentos de câmbio de modo direto na corretora.
O próximo passo é decidir em qual ativo você deseja investir. Quando já tiver acesso à conta, basta escolher entre as opções disponíveis.
Para entender como investir no exterior, as principais bolsas americanas são a New York Stock Exchange (NYSE) e a National Association of Securities Dealers Automated Quotations (Nasdaq).
A NYSE é uma das principais bolsas do mundo e ela influencia o desempenho de outras transações internacionais em diferentes países.
Muitas multinacionais estão listadas nessa bolsa americana, como Johnson & Johnson e Wallmart.
Já a Nasdaq também é outra entre as mais importantes do mundo quando se fala em negociações diárias, com amplo número de empresas, em especial da área de tecnologia.
A bolsa é diferente do índice Nasdaq, pois este último é um indicador relativo ao desempenho das ações.
A bolsa Nasdaq funciona como um termômetro da economia internacional. Diversas multinacionais estão em sua lista, como Amazon, Google e Apple.
Como investir no exterior na bolsa europeia
Investir em bolsas europeias é também uma alternativa interessante para diversificar suas aplicações fora do Brasil.
Ao fazer essa diversificação, você se expõe a riscos e oportunidades diferentes e não fica preso a apenas uma modalidade de investimento.
Por exemplo, considere alguém que decide aplicar o dinheiro em apenas uma empresa. Se essa empresa sofrer uma queda significativa, o investidor poderá perder boa parte do capital.
Por isso, diversificar as opções no exterior é uma opção bastante viável, para trazer um equilíbrio geral para a carteira de investimentos como um todo.
Entre as bolsas de valores europeias, a London Stock Exchange (LSE), que é a bolsa de Londres, vale a pena investir porque é uma das mais tradicionais e antigas. Diversas empresas de renome participam dela, como Coca-Cola, Experian e HSBC.
Outra bolsa conhecida na Europa é a Euronext, que está situada na Holanda e atua em diferentes países europeus. Algumas das empresas que estão nessa bolsa são Carrefour e Heineken.
Qual é o potencial de retorno ao investir no exterior?
Além de saber como investir no exterior, é importante compreender se o investimento compensa em relação ao risco, certo?
Fazer um investimento internacional é bastante visado pelo potencial de retorno. O motivo é que, todos os dias, há negociação de milhares de ações na Nasdaq, NYSE, entre outras bolsas relevantes.
Dessa forma, é possível se deparar com ativos baratos, o que é particularmente interessante quando acontece uma alta na bolsa brasileira.
Portanto, a vantagem é que você poderá encontrar ativos com o valor menor enquanto os ativos do Brasil estão mais valorizados.
Agora você já sabe quais são os principais passos de como investir no exterior. Você já fez algum investimento fora do Brasil?
Compartilhe este artigo com outras pessoas interessadas em finanças!