Renda Variável

Como investir em BDRs? Veja o que nossos especialistas dizem

10/09/2020

Como investir em BDRs? Veja o que nossos especialistas dizem

Ainda existem muitas dúvidas acerca de investimentos no exterior. Inclusive, vários traders desconhecem como investir em BDRs. Isso porque alguns acreditam que é uma tarefa difícil, outros por crerem não ser permitido. Há, também, aqueles que estão iniciando sua vida como investidor e ainda não têm um conhecimento necessário. 

Por isso, neste artigo, contamos com a ajuda da equipe de especialistas do mycapital para compartilhar seus conhecimentos acerca desse tema. Então, continue a leitura e veja como investir em BDRs. 

Afinal, o que são BDRs? 

Basicamente, BDR é a sigla que significa Brazilian Depositary Receipts. Ou seja, são valores mobiliários emitidos em nosso país. Neles, os lastros ativos são expedidos no exteriorsendo, geralmente, ações de empresas. Dessa forma, segundo nossos especialistas, funciona da seguinte maneira: o investidor brasileiro pode comprar uma ação de uma empresa que fica fora do país, por uma corretora aqui no Brasil, sem ter que fazer remessas de recursos ou ter uma conta no exterior. 

Portanto, quem obtém um BDR não compra, de fato, uma ação da empresa. Entretanto, investe em títulos que as representam. Assim sendo, a ação existe, mas fica depositada e bloqueada em uma financeira que atua como custodiante. Quem cuida do funcionamento desse sistema, é conhecida como depositária. São elas que emitem as BDRs em solo brasileiro. 

De acordo com nossos especialistas, somente “instituições responsáveis por gerenciar a custódia de ativos financeiros, autorizadas pelo Banco Central do Brasil, podem emitir BDRs”. Os profissionais ainda dizem que as custodiantes precisam ser habilitadas pela Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Assim, como você pode perceber, as transações com esses ativos são feitas de forma legal. 

Como é uma negociação internacional, as cotações dos BDRs são influenciadas diretamente pela oscilação do preço do lastro ativo. Também, a variação do câmbio, no momento da operação financeira, é um fator influenciador no preço de um BDR. 

E como os BDRs são classificados? 

Assim como outras operações, os BDRs também são separados em dois grupos principais: Patrocinados ou Não Patrocinados. Nossos especialistas informam que o Patrocinado acontece “quando a empresa estrangeira que quer ofertar suas ações no Brasil busca por uma instituição depositária que será a responsável pela intermediação do ativo entre a companhia e o investidor brasileiro”. 

Dessa forma, os BDRs Patrocinados são subdivididos em três níveis: 

  • Nível I: são títulos negociados somente em mercados de balcão. Antes, tinha como requisito mínimo para compra, pelo menos, R$ 1.000.000,00 investidos, indiferente se fosse pessoa física ou jurídica. 
  • Nível II: os certificados podem ser negociados no mercado de balcão, mas, também, na bolsa de valores. 
  • Nível III: funciona da mesma maneira que a do nível anterior, porém é exclusiva para casos de oferta pública de novas ações, no Brasil e exterior, ao mesmo tempo. 

Já acerca dos BDRs Não Patrocinados, nossos especialistas afirmam que são os emitidos também por uma instituição depositária. Porém, nesse caso, não há o envolvimento da organização estrangeira. Sendo assim, não existe vínculo entre as empresas emissoras com os programas de BDRs. Por isso, são de responsabilidade exclusiva da instituição depositária brasileira. Ainda, nossa equipe pontua que “essa questão da ausência de vínculo direto da companhia estrangeira é a principal diferença entre os BDRs Patrocinados e Não Patrocinados”. 

Existem vantagens em investir em BDRs?  

Em todos os tipos de negociação, há vantagens e desvantagens. Então, primeiramente, você precisa considerar seu perfil de investidor e identificar se essa operação é uma possibilidade de lhe gerar resultados. 

Sendo assim, os BDRs são uma excelente forma de diversificar sua carteira em outras moedas. A importância de verificar seus objetivos se dá, também, porque esse é um ativo de renda variável, então está sujeito à oscilação do mercado. 

Nossos especialistas apontam, também, como uma grande vantagem a possibilidade de negociar em empresas do exterior, com facilidade. Ou seja, para esse investimento, não é preciso abrir conta em corretora estrangeira: apenas em uma instituição brasileira. 

Além disso, mesmo com as operações de BDRs sendo cotadas em moedas internacionais, como o dólar, as negociações desses ativos são feitas em real. Assim, conforme nossos profissionais, “isso facilita e barateia o processo, pois você não precisará se preocupar com taxas sobre transferência de recursos”. 

Mas como investir em BDR? 

Apesar de parecer burocrático, você já deve ter percebido como investir em BDR é algo fácil. Como mencionamos na seção anterior, para isso, basta ter (ou abrir) uma conta em uma corretora brasileira. Após, você deverá acessar seu home broker e realizar a compra dos ativos. Simples, não é mesmo? Caso você encontre alguma complicação operacional nesse sistema, não se preocupe. Ele é igual ao de investimentos em ações, inclusive essas operações vêm na mesma nota de corretagem. 

E como todo ativo de renda variável, você não pode esquecer de incluir o BDR nas suas apurações mensais e, claro, na declaração anual do seu IR. Nossa equipe de especialistas explica que a regra de isenção para vendas com lucro abaixo dos 20 mil reais, não se aplica aqui. Também, as operações normais de BDRs têm o lucro tributado em 15%. 

BDR x ações: é a mesma coisa? 

Como você pôde ver no início deste artigo, nossos especialistas explicaram como funciona o investimento em BDR. Ou seja, quem opta por essa negociação, não está adquirindo uma ação da empresa, apenas o certificado de depósito lastreado na negociação. Porém, na opção de BDR Patrocinadostrader tem os mesmos benefícios que um acionista, recebendo, inclusive, dividendos. 

Nossa equipe fez um comparativo com o fundo de ações internacionais, para uma melhor compreensão. Segundo eles, “quando você faz esse tipo de investimento, apesar de não comprar diretamente as ações da empresa, acaba se aproveitando de todos os benefícios desse ativo”. 

Resolução CVM 3: o que muda nos investimentos em BDRs? 

Desde o dia 1 de setembro de 2020, está em vigor essa resolução que apresenta algumas modificações no investimento em BDR. Entre todas, nossa equipe de especialistas ressalta a principal mudança: “agora, qualquer investidor, seja pessoa física ou jurídica, poderá investir em BDR Patrocinado nível I ou Não Patrocinados”. Como vimos, esses eram destinados apenas para investidores com pelo menos 1 milhão de reais em aplicações financeiras. Nossos especialistas acreditam que essa ação irá democratizar os investimentos desse tipo de ativo, trazendo mais liquidez para esse mercado. A resolução completa, você pode consultar neste link. 

Neste artigo, foi possível ver como investir em BDR não é algo difícil e pode trazer alguns benefícios. Claro, se você precisar de ajuda, tanto para apurar seu IR em operações de BDR, quanto para as demais dúvidas relacionadas a esse investimento, fique tranquilo! Nossa equipe está à disposição para lhe auxiliar. 

para continuar por dentro do mercado de investimento, especialmente em renda variável, continue acompanhando nosso blog.

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos