Dicas Entretenimento

7 livros que todo investidor deveria ler

31/08/2022

7 livros que todo investidor deveria ler

Você está curioso para conhecer alguns livros para investidores?

É sempre útil ter em mãos livros capazes de ensinar os preceitos do mundo dos investimentos e exercitar a memória sobre as melhores técnicas de investimento.

Por meio deles você poderá descobrir quais foram os erros de investidores experientes e como evitar esses erros, além de entender os acertos para adotar boas estratégias no mercado financeiro.

Vamos à lista? Boa leitura.

7 livros para investidores que vale a pena conhecer

O jeito Warren Buffett de investir (Robert G. Hagstrom)

Escrito por Robert G. Hagstrom, este livro oferece ao leitor uma visão interessante dos investimentos inovadores e estratégias de negócios por trás do incrível sucesso de um dos bilionários mais famosos do mundo.

O autor traça a vida de Buffett, desde seu primeiro investimento inicial de apenas US$ 100 até como conseguiu construir um império de cerca de US$ 80 bilhões.

Quais são as estratégias usadas por Warren Buffett? Você descobrirá as melhores técnicas usadas por ele para alcançar o sucesso.

Além disso, neste livro para investidores você aprenderá quais tipos de ativos financeiros Buffett prefere e quais ele evita.

Mais do que saber quais investimentos são mais rentáveis, permite entender qual deve ser a mentalidade certa de um investidor experiente.

Dinheiro: domine esse jogo (Tony Robbins)

Apenas conhecer o mercado não é suficiente para investir com sucesso. Na verdade, é necessário ter um preparo psicológico sólido para aprender a se controlar diante da tendência flutuante dos mercados.

Este livro, escrito por Anthony Robbins, é um conhecido especialista em motivação americano.

O texto dedica grande parte ao tema da relação que temos com o dinheiro, para depois passar a aspectos mais técnicos.

Na primeira parte são relatadas entrevistas com os maiores investidores do mundo. Ele também fornece alguns panoramas de portfólio que podem ser usados ​​pelo investidor.

As entrevistas representam o ponto de partida para novas leituras e análises. O tema do dinheiro é tratado de forma completa.

Análise técnica dos mercados financeiros (John Murphy)

Entre os livros para investidores, este de John Murphy é essencial para todos os investidores, inclusive para pessoas que ainda estão iniciando seus investimentos.

Ele abrange tópicos relativos à análise técnica clássica dos mercados financeiros. O livro possui mais de 400 gráficos que simplificam a compreensão do texto.

Você encontrará os fundamentos de análise técnica, noções sobre tendências, modelos de preços, métodos de análise, ciclos de tempo, inter-relações de mercado, gerenciamento do dinheiro, além de estratégias de negociação.

O texto tem uma abordagem acadêmica e é adequado para pessoas que realmente querem entender aspectos importantes dos mercados financeiros.

O pequeno livro do investimento (John Bogle)

John Bogle foi fundador da Vanguard e criador dos fundos passivos. Bogle conta, de forma simples e fluente, sua filosofia de investimento, que está por trás da empresa Vanguard.

Para obter retornos satisfatórios no longo prazo, é necessário construir uma carteira baseada na tolerância pessoal ao risco, minimização custos e, também, o impacto tributário. Esses temas são apontados no livro.

Na verdade, ele explica as razões pelas quais a gestão passiva é preferível à gestão ativa e ilustra os motivos pelos quais os fundos mútuos devem ser evitados.

Porém, entre os livros para investidores, este não é adequado para um investidor que tem apenas noções básicas de finanças.

Um passeio aleatório por Wall Street (Burton Malkiel)

Este livro é um clássico de Burton Malkiel. Apesar das revisões e atualizações, o texto foi escrito em 1973 e seus ensinamentos ainda são válidos hoje. A mensagem é baseada em três pilares.

O primeiro é: fique longe das “modinhas”. Sejam ações de alta tecnologia ou criptomoedas, o investidor fará bem em manter seus princípios, evitando ser vítima das ilusões das multidões”.

Os princípios para os tratados de investimento são “eternos”, conforme evidenciado por sua validade atual em um contexto diferente daquele em que o livro foi escrito.

O segundo é: cuidado com a análise técnica. Aqueles que confiam apenas na análise técnica para prever as tendências futuras do mercado estão cometendo um erro.

O terceiro é: cuidado com a análise fundamentalista. Tentar escolher as melhores ações para investir pode ser arriscado.

Às vezes, sob a aparente saúde de uma empresa, há problemas que apenas os gerentes conhecem. Além disso, a ativação de um risco potencial pode levar à falência de empresas absolutamente saudáveis.

Como exemplo, é possível pensar nos efeitos da COVID nas companhias aéreas, por exemplo.

Um Pequeno Empurrão (Richard Thaler)

O vencedor do prêmio Nobel Richard Thaler escreveu este livro que é um antídoto para decisões de investimento inconscientes.

Na lista de livros para investidores, este, na verdade, contém um arsenal sobre finanças comportamentais.

O volume conta o básico do processo de tomada de decisão, explicando como alguns detalhes aparentemente insignificantes têm um impacto profundo na qualidade de nossas escolhas.

Em particular, o objetivo do autor é ajudar as pessoas a se defenderem frente aos mercados. Embora o desempenho deste último seja imprevisível para qualquer um, dominar nossas reações às flutuações do mercado de ações é de primordial importância.

O livro é escrito de uma forma divertida e com boas reflexões.

O investidor inteligente (Benjamin Graham)

O Investidor Inteligente é um livro de Benjamin Graham, mentor de Buffett, em meados do século passado.

Ele explica de forma simples, mas detalhada, como investir corretamente em ações escolhendo as melhores em um processo lógico e estruturado.

Embora a parte dedicada ao investidor defensivo seja substituída pelo investimento passivo e ETFs, a abordagem sugerida por Graham para alocação de ativos continua sendo um dos pilares que todo investidor deve aplicar.

Este livro foi idealizado por um dos maiores investidores de todos os tempos. Dá indicações concretas, imediatas e precisas sobre como usar o seu dinheiro de forma eficaz. Tudo é descrito de forma precisa e pode ser colocado em prática com facilidade.

No entanto, a parte relativa ao investidor ativo e à escolha dos títulos não necessariamente se aplicam ao mundo atual.

Então… já preparou a sua lista de livros para investidores?

Visite o nosso blog e não perca conteúdos como esse!

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos