Restituição do Imposto de Renda: O que é?
Ao declarar seu Imposto de Renda, é comum que você tenha impostos a restituir. Aqui, vamos explicar sobre o que se trata e como saber se você possui direito a restituição.
O que é a Restituição do Imposto de Renda?
Ao terminar de preencher a declaração no programa da receita você saberá qual o valor do imposto devido no ano da declaração. Se o valor que teve de IR Retido na fonte for maior do que o imposto devido, você terá direito a restituição da diferença entre esses valores. Você poderá informar informar alguns gastos e despesas que teve ao longo do ano para deduzir o valor do imposto devido, e por consequência aumentar o valor a restituir. A lista dos gastos dedutíveis pode sofrer alterações de ano para ano, portanto é necessário ficar de olho para garantir que o valor a ser pago está correto.
Quais despesas podem ser deduzidas do IRPF 2021?
- Despesas com saúde: Hospital, fisioterapeuta, psicólogo, dentista, entre outras áreas médicas. Caso você tenha plano de saúde e receba algum tipo de reembolso, também será necessário informar para que a Receita Federal saiba como proceder.
- Educação: Essas despesas possuem um limite que precisa ser checado a cada ano. Gastos com escolaridade no geral como: educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, além de MBA, mestrado e doutorado são deduzidos também.
- Pensão alimentícia: Quem recebe pensão está sujeito a ser tributado pelo valor recebido. Já para quem paga a pensão, ela pode ser deduzida integralmente se for por mandato judicial.
- Valor por dependente: Direito à dedução de R$ 2.275,08 por dependente.
- Previdência Privada: Limitados a 12% do valor dos rendimentos tributáveis no ano, quem tem Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) ou Fundo de Aposentadoria Programada Individual (FAPI) pode ter valores deduzidos.
- Previdência oficial: Válido tanto para os que pagam INSS e os autônomos, as contribuições às Previdências sociais também podem ser descontadas.
- Doações: Doações feitas para o Estatuto do Idoso ou da Criança e do adolescente podem ser deduzidas.
Como saber se tenho Restituição do IR?
Terminado o período de declaração do Imposto de Renda, você poderá realizar a consulta no site da Receita Federal e checar se as informações já constam no sistema. A restituição é dividida em vários lotes, mas você só poderá saber qual é o seu uma semana antes da divulgação. Cada lote apresenta uma data para o pagamento, ou recebimento do dinheiro.
Vale lembrar que alguns grupos podem receber a restituição mais cedo, são eles: idosos, pessoas portadoras de deficiência ou portadoras de doenças graves.
Aprofunde seus conhecimentos sobre finanças!
Agora que você já sabe como funciona a Restituição do Imposto de Renda, que tal ficar por dentro das dicas e recomendações para alcançar a liberdade financeira aqui no blog do mycapital?
Somos uma equipe de especialistas preparados para te auxiliar na sua jornada como investidor.