Investimentos Renda Variável

O que é renda variável?

03/03/2022

O que é renda variável?

Um assunto que vive na boca dos investidores é a tal Renda Variável, e hoje, vamos explicar para você o que é e citar alguns exemplos para que você fique por dentro desse universo tão rico.

O que é a Renda Variável?

Bom, como o próprio nome diz, são investimentos com rendimentos que variam, ou seja, não tem um valor certo que nem a Renda Fixa. É uma forma de investimento que é afetada por diversos fatores, como: PIB, inflação, a própria variação da economia, entre outros.

Quem pode investir em Renda Variável?

 

Todo mundo pode investir em Renda Variável, mesmo que você ainda não tenha um entendimento amplo do mercado, a sua corretora de valores poderá te guiar para que você consiga encontrar bons investimentos.

Geralmente, quem opta por estes tipos de ativos é quem tem a carteira no modo arrojado ou moderado, mas isso não é uma regra. Qualquer pessoa pode investir em um ativo de Renda Variável, independentemente do nível de conhecimento sobre o assunto.

Uma característica muito boa sobre a Renda Variável é que existe muita diversificação, ou seja, você pode investir em diversos ativos, sem colocar todo o seu dinheiro em apenas um. Desta forma, caso algum não estiver performando bem, você não perde todo o seu patrimônio, e sim uma pequena quantia.

É também uma ótima oportunidade para quem quer ampliar o patrimônio, pois justamente por ser volátil, há muita chance de conseguir quantias que você não teria acesso na Renda Fixa.

Como investir em Renda Variável?

Você possui mais de uma forma de optar por esses tipos de investimentos, são eles:

  • Bolsa de Valores: É um lugar onde as negociações de valores mobiliários são feitas, onde podem ser comprados e vendidos títulos públicos, ações e commodities. Algumas pessoas fazem disso suas carreiras, estudando o mercado e fazendo transações para obter uma boa margem de lucro. Aqui, você pode comprar e vender títulos emitidos por empresas de capital privado, público ou misto.
  • Fundos de investimento: Ele pode conter ativos de Renda Fixa ou Variável. É como se fosse um condomínio, onde cada um é dono de suas cotas e a administração segue algumas regras. O fundo de investimento é assim, é formado por diversos produtos financeiros. Esta é uma forma interessante de realizar investimentos dos quais você não possui tanto conhecimento, pois há sempre gestores profissionais para lidar com as aplicações.

Vantagens de investir em Renda Variável

Existem diversas vantagens de investir em Renda Variável, são elas:

  • Prazo de investimento flexível: Você poderá optar por investimentos a curto e longo prazo, dependendo da sua vontade e do seu bolso.
  • Maiores rendimentos: Você poderá conseguir mais dinheiro desta forma do que investindo em Renda Fixa e, além disso, pode começar a investir com pouco dinheiro.
  • Transações remotas: Você pode controlar seus investimentos do seu computador, tablet ou smartphone.
  • Direitos de parte da empresa: Quando você compra uma parte das ações de uma empresa, você se torna sócio dela e, dependendo das regras, você pode ter direito até de voto nas assembleias gerais.

 

Mergulhe no universo da Renda Variável com o mycapital!

Fique por dentro de tudo o que envolve Renda Variável e Imposto de Renda no blog do mycapital. Lá, você tem acesso a conteúdos exclusivos sobre o universo financeiro. Acesse o material que poderá alavancar a sua carteira de investimentos!

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos