DARF Imposto de Renda

Por que calcular o IR sobre o ganho em renda variável mensalmente?

13/10/2021

Por que calcular o IR sobre o ganho em renda variável mensalmente?

Calcular e pagar o Imposto de Renda sobre os ganhos em renda variável, diferentemente da renda fixa, é um dever que todos os brasileiros precisam fazer. Nem todos sabem da importância de se fazer o cálculo mensalmente, sendo ainda grande o número de pessoas que pensam que esse cálculo só precisa ser feito uma vez por ano no momento da declaração do imposto de renda. Já na renda fixa, o cálculo do imposto é feito pela instituição onde o investidor opera e é retida na fonte no momento do resgate da aplicação financeira. Vamos falar aqui sobre os motivos para que você escolha calcular o IR sobre o ganho em renda variável mensalmente, e ainda dar algumas dicas para que o processo seja feito de maneira correta.

Antes, vamos relembrar sobre o que é o Imposto de Renda?

O que é o IR?

O IR é um tributo sobre a renda, ou seja, uma parte do valor do que você ganha, seja essa renda fixa ou variável. Para que essas informações possam ser coletadas, o Governo Federal pede para que o trabalhador informe para a Receita Federal seus ganhos financeiros a cada ano.

Razões para calcular o IR sobre o ganho em renda variável mensalmente

1. Não perca dinheiro!

Ao realizar os cálculos mensalmente, você conseguirá ter um melhor controle do dinheiro que entra e sai, pois sabendo das datas, você poderá acertar tudo em dia, sem a necessidade de arcar com possíveis multas.
Caso haja atraso no pagamento, os juros começam a te perseguir e acumular, fazendo com que você perca dinheiro, quantia esta que poderia ter sido evitada se o cálculo tivesse sido feito dentro do prazo.

2. Aproveite os benefícios da Lei e compense os prejuízos de meses anteriores.

Os seus prejuízos podem ser usados para abater os seus lucros dos meses posteriores que seriam tributados e essa é uma ótima oportunidade para pagar menos imposto.
Mas lembre-se de separar as transações normais dos Day Trades, pois lucros com Day Trade não podem ser compensados com prejuízos em operações normais e vice-versa.
O Day Trade nada mais é do que a compra e venda de um mesmo ativo que são realizadas no mesmo dia com um mesmo ativo e, efetivadas na mesma corretora.

3. Tenha maior controle dos seus investimentos.

Ao fazer o cálculo do seu imposto mensalmente, você passa a ter números detalhados sobre os seus investimentos, que te permitem tomar decisões melhores na hora de comprar ou vender uma ação.

Uma das informações que você passa a ter é o custo médio das suas ações. Assim, se a cotação da ação no mercado estiver maior do que seu custo médio, você terá lucro ao vender, do contrário terá prejuízo.

Ainda tem dúvidas sobre o Imposto de Renda?

Leia aqui o nosso artigo sobre as dúvidas mais frequentes dentro do universo do Imposto de Renda e fique mais próximo de se tornar investidor mais experiente no assunto.

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos