O que é Mercado Futuro?
O Mercado Futuro pode ser de extrema importância para aqueles que têm interesse em ampliar seus negócios e buscar diversidade, mas você sabe o que ele é na prática? Vamos explicar aqui como ele funciona e como participar dele.
O que é Mercado Futuro?
Como o próprio nome diz, é um mercado onde as transações acontecerão no futuro. Basicamente, são promessas de compra e venda que de um determinado bem ou quantia em dinheiro em uma certa data no futuro com valor pré-determinado.
Os produtos futuros tendem a ter maior liquidez e uma negociação mais transparente, além de ter mecanismos das margens de garantia, o que se torna possível através do ajuste diário dos contratos. Ou seja, se o seu ativo sofreu perda, a sua conta é atualizada imediatamente.
Eles são negociados somente através da Bolsa de Valores e podem ser vendidos a qualquer momento.
Quais são os tipos de investimentos possíveis no Mercado Futuro?
Ao comprar no Mercado Futuro, você não poderá comprar diretamente os produtos, e sim o contrato que te dará as garantias dele. Vale lembrar também que eles são vendidos em lotes mínimos. Há diversos tipos de segmentos, sendo eles:
- Commodities: Boi Gordo, Milho, Café, Soja, Açúcar e Etanol.
- Ações e Índice: Índice Bovespa, Índice S&P500 e Futuro de Ações.
- Taxas de Juros: Taxa DI, Taxa Selic, Cupom Cambial de DI e Cupom de IPCA.
- Moedas: Dólar dos Estados Unidos, Euro, Libra Esterlina, Iene Japonês, Yuan Chinês, entre outras.
Quando é feito um investimento nesses ativos, é necessária uma garantia, ela pode ser feita em dinheiro, ativos e outros tipos de bens. Tudo isso serve para que haja uma certa precaução caso o valor do mercado caia drasticamente, assim, o prejuízo será menor.
Quem pode investir no Mercado Futuro?
Qualquer pessoa que tenha uma conta em alguma corretora de valores, pois a partir dela, você terá mais contato com os tipos de ativos e conseguirá escolher qual é o melhor tipo de investimento para o seu perfil.
Caso você ainda não tenha feito a sua carteira de investimentos, leia aqui o nosso artigo explicando como funciona e qual é a vantagem de ter uma.
A escolha dependerá dos seus planos futuros, se a sua intenção for algo mais conservador ou se uma opção mais arriscada é o que você precisa no momento. Faça sempre a análise técnica para que você tenha uma ideia melhor de onde quer chegar e do seu ponto de partida.
Caso você ainda não tenha muita experiência com esses tipos de ativos, aconselhamos não se aventurar logo de primeira. Ganhe mais experiência, estude o mercado e entenda como eles podem influenciar o seu patrimônio a curto e longo prazo.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o Mercado Futuro, que tal continuar aprofundando seus conhecimentos sobre finanças em nosso blog? O mycapital é formado por um time de especialistas e estamos aqui para ajudar você a crescer no mercado financeiro.