Imposto de Renda Investimentos

O que é IPCA e como ele é calculado?

25/11/2021

O que é IPCA e como ele é calculado?

O IPCA é um índice muito conhecido tanto pelos investidores quanto pelos que não investem, afetando a todos por medir a inflação de um país. Hoje, vamos falar sobre esse índice e como ele afeta a sua carteira.

O que é o IPCA acumulado?

A sigla IPCA significa “Índice de Preços ao Consumidor Amplo”. Calculado pelo IGBE (Instituto Brasilia de Geografia e Pesquisa), ele é um dos mais importantes índices do Brasil, pois ele mede a nossa inflação. 

Ele tem a função de medir a inflação que afeta o custo de vida da população mês a mês, fazendo uma estimativa de uma cesta de bens que uma família utilizaria e, assim, calcula o seu custo.

Como as aferições são feitas de um mês para o outro, é fácil distinguir a variação nos produtos. Se a porcentagem é negativa, é sinal de que houve deflação, oposto da inflação. Mas se o percentual for maior que zero, houve inflação em cima dos produtos.

As suas oscilações mexem diretamente com o bolso de todos, pois somos todos consumidores. A partir dessas mudanças, o índice é levado em consideração na hora de definir a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira, afetando diversas transações e investimentos. Para segurar a alta da inflação, eleva-se a taxa Selic.

Se você deseja conhecer mais sobre a Taxa Selic, clique aqui e leia o artigo em nosso blog.

O que é levado em consideração para calcular o IPCA?

Como havíamos falado acima, o IBGE procura coletar preços daquilo que é essencial para a sobrevivência e, assim, analisar a despesa familiar como um todo. 

O cálculo é pensado nos gastos que uma família teria para manter certa qualidade de vida.

São os itens: Moradia, Artigos para casa, Saúde, Higiene pessoal, Educação, Transporte, Comunicação, Despesas pessoais, Vestuário, Alimentos e Bebidas.

Como o IPCA afeta seus investimentos?

A soma dos doze meses de IPCA geram referência para os investimentos e até para o reajuste de preços. A partir do resultado desse índice, medidas são tomadas para que as pessoas reorganizem suas vidas, financeiramente falando, para que no dia a dia, sofram menos com o impacto das mudanças.

Em períodos de inflação, se a sua aplicação rendeu menos do que o IPCA acumulado durante um certo período, você está sofrendo de maneira negativa com ela, pois seu patrimônio está perdendo poder de aquisição. Se o caso for contrário, se suas aplicações estiverem rendendo mais que o IPCA, significa que você está conseguindo superar a alta dos preços, e aumentando o poder de aquisição do seu patrimônio.

Quando você fica sabendo do Índice IPCA?

O índice é divulgado a partir do último dia útil do mês anterior até o penúltimo dia útil do mês seguinte, sendo publicado na maioria das vezes até a segunda semana do mês seguinte.

A divulgação de todos esses dados é feita pelo IBGE.

Fique por dentro dos mais diversos temas do universo financeiro em nosso blog!

O mycapital quer te deixar a par das novidades e de todas as dicas sobre Imposto de Renda, Investimentos e outros assuntos importantes para a sua jornada como investidor.

Leia aqui e dê um passo adiante na sua trajetória dentro da Bolsa de Valores!

 

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos