Invista como Warren Buffet, o ícone do mercado financeiro
Warren Buffett é investidor que hoje tem mais de 90 anos e continua sendo um ponto de referência para todos os investidores.
Ele é um ícone das finanças que tem muito a nos ensinar, especialmente para quem deseja aprender e tentar replicar seu sucesso.
Diante da brilhante carreira que o permitiu tornar-se bilionário, é natural nos perguntarmos como aplica o maior investidor de todos os tempos, certo? Como é constituído o seu portfólio e que estratégias adota?
Neste artigo você entenderá com mais detalhes sua atuação no mercado financeiro. Boa leitura!
Quem é Warren Buffett?
Warren Buffett é um empresário americano, considerado um dos maiores investidores de todos os tempos.
Segundo a Forbes, seu patrimônio vale mais de US$ 100 bilhões, o que também o torna um dos homens mais ricos do mundo.
Apelidado de Oráculo de Omaha, sua lendária empresa Berkshire Hathaway é uma das maiores holdings de investimentos que existe.
Mas como Warren Buffett se tornou o filantropo bilionário que é hoje? Simples, pelo menos na teoria.
Ele começou a comprar ações na Bolsa de Valores desde cedo e colocou em prática as regras de ouro que todo investidor deveria saber.
Trajetória de Warren Buffet
Warren Buffett nasceu em Omaha, uma pequena cidade dos Estados Unidos, em 1930.
Desde muito jovem sentiu-se muito atraído pelo mundo dos negócios e com apenas 11 anos comprou as suas primeiras ações.
Após o colegial, Buffet começou seus estudos na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, mas foi na Universidade de Nebraska que se formou em administração de empresas.
Mais tarde, ele foi para a Columbia Business School, onde estudou Economia. Nesta universidade, ele teve a sorte de aprender com seu mentor Ben Graham, um professor e investidor de sucesso.
Warren Buffett começou sua carreira como executivo de investimentos no início dos anos 1950 e formou a Buffett Partnership em 1956.
Durante esses anos, ele ganhou o apelido de Oráculo de Omaha por sua intuição e previsões consistentemente corretas do mercado de ações.
Em 1965, ele já comandava Berkshire Hathaway. Ele também é conhecido por ter doado bilhões de dólares para fins d filantropia.
Como investe Warren Buffett?
Warren Buffett tem uma abordagem de investimento de longo prazo herdada da escola de seu mentor Benjamin Graham.
As suas principais qualidades são consistência e paciência.
As lições de investimento utilizadas por Warren Buffett são muito claras e podem ser utilizadas por quem deseja aprender mais sobre o mercado de ações para aprimorar suas decisões de investimento.
Vamos ver que lições são essas?
Foque nas estratégias de investimento
Não deixe que o medo e a ganância mudem seus critérios de investimento. Então, evite ser dominado por forças externas que influenciam as decisões.
Nunca venda em situação de pânico ou de medo. Ou seja, você não deve mudar as regras da sua estratégia movido pelo descontrole emocional, segundo Buffett.
Tenha disciplina e invista no que você entende
Buffet só investe em ações de empresas que conhece. Seus investimentos têm uma visão de longo prazo de acordo com uma pergunta: é possível que esta empresa ainda tenha sucesso daqui a 5 ou 10 anos?
É por isso que sua exposição a ações de tecnologia e startups é sempre muito pequena.
Então, não aposte nessas ações só porque todo mundo escolheu aquela tendência.
Informe-se bem e, de preferência, estude para aprender a investir. Somente depois de adquirir as habilidades certas você terá grandes possibilidades de acerto.
Além disso, você deve ter dinheiro para investir. Logo, não comprometa todo o capital com o intuito de enriquecer rápido, sem ter o devido conhecimento de como funciona o mercado.
Invista como se estivesse comprando a empresa inteira
A melhor maneira de saber se você está fazendo um investimento potencialmente lucrativo é comprar como se estivesse comprando a empresa inteira, não apenas um bloco de ações.
Em outras palavras, se você tivesse dinheiro, compraria toda a empresa por esse preço?
Ou você escolheria um concorrente mais vantajoso?
Encontre empresas de qualidade
Buffet acredita em investimentos financeiros em empresas de qualidade e isso tem relação com o ponto anterior.
A ideia é intuitiva. É melhor pagar um preço justo por uma empresa com excelentes fundamentos do que um preço baixo por uma empresa mediana.
Escolha ações com vantagens competitivas
Empresas com poder de precificação, recursos estratégicos, marcas estabelecidas ou outras vantagens competitivas têm a capacidade de superar os bons e maus momentos.
Uma estratégia de investimento de longo prazo requer investir em empresas que podem enfrentar bem as oscilações econômicas.
Entenda o poder dos juros compostos
Warren Buffett acredita no investimento de valor a longo prazo porque compreende o poder dos juros compostos.
Empresas com lucros sustentáveis podem crescer por muitos anos, como demonstram os gigantes nos quais Buffett sempre investiu.
Uma estratégia que se pode aprender com o investidor visa reinvestir parte dos lucros na própria empresa durante anos, pois é assim que o capital cresce.
Ter paciência
Toda a filosofia de Buffet está resumida no seguinte: investir exige paciência, análise e racionalidade.
O mercado financeiro sobe e desce com certa volatilidade. Então, cada escolha deve ser ponderada para minimizar o risco de perda.
Por isso, evite investimentos arriscados. Warren Buffett nunca gostou de apostar em movimentos especulativos com um potencial de +1000% em poucos meses.
Em vez disso, concentre-se no valor real, no crescimento, no aumento do fluxo de caixa e nos lucros.
Exemplos de ações no portfólio de Buffet
Warren Buffett sempre investiu em ações americanas.
O portfólio dele é composto por mais de 40 empresas, a maioria das quais se tornaram pilares do índice americano S&P 500.
Entre elas, destaca-se a participação histórica na Coca Cola, seguida pelas ações da Apple, Bank of America, American Express, Visa, Amazon , Moody’s, Johnson & Johnson e outros.
Certamente não é fácil investir como Warren Buffett, mas é possível seguir sua abordagem que visa gerar lucros e reduzir perdas.
Antes de tudo, é necessário listar os motivos pelos quais um título é comprado, não se deve comprar uma ação movido pelo entusiasmo ou ansiedade, é preciso fazer uma avaliação racional.
Então, gostou de saber mais sobre como investe este bilionário no mundo da Bolsa de Valores?
Você faz investimentos em renda variável? Acesse nossa página inicial e conheça nosso aplicativo e a nossa calculadora para declaração do Imposto de Renda!
Leia também: Filmes para investidores: os melhores para você se inspirar