Dicas Renda Passiva

Independência Financeira: 7 hábitos para começar em 2023

11/01/2023

Independência Financeira: 7 hábitos para começar em 2023

Alcançar a independência financeira é algo que todos desejam, não é verdade?

Poder usufruir do dinheiro sem apertos no fim do mês, conquistar sonhos pessoais e planejar uma boa aposentadoria, tudo isso não é uma realidade tão distante quanto você possa imaginar, mas é preciso ter disciplina.

Muitas pessoas acabam negligenciando alguns passos importantes em relação às finanças ou não sabem o que fazer para ter uma visão de longo prazo para a construção da riqueza.

Se você deseja organizar melhor sua vida financeira para viver com tranquilidade no presente e no futuro, acompanhe as nossas dicas.

Conheça os 7 hábitos para conquistar a independência financeira em 2023

Não é necessário ter muito dinheiro para começar desde já a organizar e planejar bem o uso do dinheiro.

Com alguns hábitos simples você pode dar os primeiros passos em direção à liberdade financeira e progredir cada vez mais rumo aos seus objetivos.

Confira a seguir o que fazer para ter sucesso ao lidar com as finanças pessoais.

Evitar dívidas

O acúmulo de dívidas será um verdadeiro vilão para quem deseja ter independência financeira.

Nesse sentido, se você está endividado precisa se programar para resolver todas as pendências.

Só assim será possível planejar para que você tenha uma vida tranquila no curto, médio e longo prazo.

Por sua vez, evite também fazer dívidas com juros altos, pois elas poderão se tornar uma verdadeira avalanche e os custos podem se tornar incontroláveis.

Muitas pessoas acabam tendo que pegar empréstimo para quitar débitos, o que leva a mais compromissos que podem causar um descontrole sem fim.

Então, em vez de se endividar, fazer compras por impulso ou financiar um carro em inúmeras parcelas, preocupe-se primeiro em aumentar os seus ativos.

Ou seja, ter ciência da sua fonte de renda atual que darão margem para que você não viva no sufoco.

E, também, reduzir os passivos, o que significa que é preciso eliminar gastos supérfluos ou desnecessários.

Não viver de aparência

Com a dinâmica que existe nas redes sociais, não são raras as pessoas que gostam de ostentar e mostrar como suas vidas são perfeitas e sem problemas.

Com isso, você começa a acreditar que a grama do vizinho é sempre mais verde que a sua.

Surge o desejo do consumismo exagerado para manter as aparências ou para competir com os outros.

Mas esse pensamento vai apenas fazer com que você gaste dinheiro sem responsabilidade.

Não é preciso ter um carro de luxo ou uma bolsa Chanel para ser feliz se as suas atuais condições financeiras não permitem tal despesa.

Para conseguir a independência financeira, é preciso primeiro plantar as sementes para colher os frutos depois, e não pular etapas que trarão dívidas apenas para manter um status.

Tenha claro em sua mente quais são as suas prioridades e viva de acordo com a sua própria realidade, evitando gastar o que não tem.

Gastar menos do que ganha

Uma regra básica para quem deseja prosperar financeiramente é ter controle e deixar as contas no azul, concorda?

Significa que é preciso ter gastos menores em relação ao que se ganha no mês, para que você possa poupar ou investir o dinheiro.

Então, coloque no papel todos os gastos do mês e veja o que é preciso cortar para que não falte dinheiro em seu planejamento mensal.

Você pode utilizar uma planilha no Excel, um planner ou mesmo utilizar um caderno ou agenda de papel para esse controle.

Se você percebe que as contas continuam no vermelho após eliminar gastos supérfluos, considere também a possibilidade de fazer outra fonte de renda.

Poupar dinheiro

Quem deseja conquistar a independência financeira precisa, inicialmente, dar prioridade à poupança ou a uma reserva de emergência.

Essa é a recomendação de inúmeros especialistas. Por isso, é interessante utilizar a regra 70/30, pela qual você utiliza 70% da receita para os gastos e despesas do dia a dia, enquanto 30% é destinado à poupança.

Assim, você terá uma previsão de quanto pode acumular com o tempo para ter mais recursos e fazer planos para o futuro.

Trata-se de uma boa prática para quem deseja construir riqueza.

Investir dinheiro

A independência financeira também se alcança com investimentos.

Quando você já tem as contas controladas, sem dívidas comprometedoras, e quando já começou a poupar, é hora de investir o seu dinheiro em instrumentos que vão contribuir para o crescimento do seu patrimônio.

Alguns exemplos de ativos são títulos públicos, ações na Bolsa de Valores, fundos de investimentos,  moedas, imóveis e ou ter um negócio próprio.

Porém, não tenha a mentalidade de que vai enriquecer do dia para a noite ao começar a investir.

Muitas pessoas acabam sendo enganadas por anúncios que prometem dinheiro rápido e fácil com investimentos, enquanto, na verdade, para a maioria das pessoas a criação de riqueza e o aumento do patrimônio acontecem no médio e longo prazo.

Sabendo disso, não faça investimentos, principalmente em ações, apenas movido por impulso sem ter o conhecimento necessário do que está fazendo.

Entenda qual é o seu perfil de investidor e tenha uma estratégia fundamentada, até mesmo para manter o equilíbrio emocional e não se desesperar com os altos e baixos.

Aprender lições de grandes investidores

Outra recomendação é se inspirar em grandes nomes no mundo do investimento, pois eles já chegaram onde você quer chegar, certo?

Por isso, procure conhecer a fundo as estratégias que eles utilizaram. Muitos deles utilizam métodos similares, enquanto outros têm uma perspectiva que foge do senso comum ou seguem uma certa teoria.

Logo, informe-se sobre como os bilionários investem, que conselhos eles dão e como superaram dificuldades.

Alguns dos nomes conhecidos pelo sucesso no mercado de ações são Warren Buffet, dos Estados Unidos, além de Lírio Parisotto e Luiz Barsi Filho, ambos investidores do Brasil, entre outros.

Buscar conhecimento

A busca pelo conhecimento será um grande diferencial para que você progrida sempre mais, não apenas profissionalmente, mas também nas finanças e nos investimentos.

À medida que você domina mais determinado assunto, seja em ações em swing trade ou em day trade, por exemplo, mais se empenha para alcançar metas e objetivos financeiros.

E, para isso, não importa qual é a sua idade, experiência ou nível de conhecimento na área. Quando se trata de alcançar a independência financeira, todas as pessoas podem aprender se buscarem aprendizado.

Existem muitos livros, séries, filmes, notícias e conteúdos gratuitos ou pagos online voltados mesmo para quem está começando do zero.

Logo, saia da zona de conforto o quanto antes em direção aos seus objetivos de vida.

Então, gostou deste conteúdo?

Aproveite para ler outros artigos do blog!

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos