ETF ou Ações? Qual escolher?
Muitas pessoas ficam na dúvida sobre qual é o melhor para o bolso. Será que investir em Ações é a melhor alternativa ou então os ETFs? De qualquer forma, vamos falar aqui sobre o que é cada um e como eles funcionam, assim, você pode decidir o que é melhor para a sua carteira de investimentos.
O que são Ações?
As ações são investimentos que se enquadram na categoria de Renda Variável. São negociadas na bolsa de valores, sendo elas, porções de empresas que são disponibilizadas para a venda. Geralmente, são as menores porções da empresa assim que ela abre o IPO, sendo assim, quem as compra, se torna sócio dela.
Podemos dizer que as ações são baseadas no ganho mútuo entre investidores e empresas. As ações são uma ótima opção para quem quer começar investindo pouco, pois não é necessário uma grande quantia de dinheiro para começar.
Existem alguns diferentes tipos de ações, são eles:
- Ações Ordinárias (ON): Além de dar direito aos lucros, também dá direito ao voto em assembleias gerais da empresa. Para encontrá-las na Bolsa, basta você ver se ela possui o número 3 no final. Ex: PETR3.
- Ações Preferenciais (PN): Como o próprio nome diz, ela recebe um grau de prioridade, tendo um grau diferente de direito de recebimento de dividendos (parte do lucro da empresa). Vale lembrar que quem possui ações preferenciais também têm prioridade para vender as ações caso a empresa venha à falência. As ações preferenciais possuem a terminação 4. Ex: PETR4.
- Mais de uma classe: Quando existe mais de uma classe de ações, as terminações podem variar de 1 a 10, como: USIM5. Para saber exatamente quais características preferenciais, é aconselhado consultar o estatuto de cada empresa a qual você pretende investir.
O que são ETFs?
A sigla significa Exchange Traded Fund que, em português ficaria Câmbio de fundo comercial.
Esta modalidade foi lançada em 2004, com o PIBB, que foi o primeiro ETF do Brasil. Porém, nos EUA, é negociada desde 1993. Basicamente, é um fundo de investimento onde os investidores aplicam seu capital em grupo. Se difere dos tradicionais por conta de algumas particularidades.
Os ETFs podem ser vinculados a um indicador na bolsa de valores, por isso, é feito com o objetivo de alcançar resultados iguais ou superiores ao índice de referência utilizado. Além disso, seu patrimônio é dividido em cotas ― iguais às ações ― e elas são vendidas e compradas. Dessa forma, o valor pode variar de acordo com os preços dos títulos que compõem esse fundo.
A sua administração é feita por uma instituição financeira no papel de Gestor. Essa instituição tem a responsabilidade de acompanhar o mercado e suas movimentações todos os dias e, assim, fazer as negociações necessárias para manter o ETF aderente ao seu indicador de referência. Por esse trabalho do gestor, é cobrada a taxa de administração do ETF.
Atualmente, há uma variedade de ETFs no mercado global. Podemos citar os de índices amplos, segmentados, setoriais, nacionais ou internacionais. Também os de moeda, commodities e de renda fixa. Porém, no Brasil, os de renda variável são mais numerosos. Você pode conferir a lista completa no site da B3.
Vantagens de cada um
Ações: Optando pela Renda Fixa, você não conseguirá obter um bom ganho de capital, pois os lucros são limitados. Ao investir em ações, ou seja, Renda Variável, você pode escolher o risco que decide correr, optando por algo que tenha mais chance de trazer lucro.
Investindo em ações, você também consegue ter total controle da sua carteira, optando por diferentes tipos de ativos, fazendo a gestão ativa e podendo escolher quando comprar ou vender cada ação.
ETF: Optando por um ETF que aplica em um grupo de ações, você consegue diversificar a sua carteira comprando um único ativo. Além disso, não precisa se preocupar com a gestão da carteira, pois o gestor do ETF vai fazer o trabalho de comprar e vender as ações alvo do ETF, bem como reinvestir os rendimentos.
Acessibilidade: podem ser comprados e vendidos no home broker da sua corretora.
O material que transforma a sua carteira de investimentos!
E aí? Agora ficou mais fácil escolher?
Caso ainda tenha dúvidas sobre esse assunto ou qualquer outra questão financeira, continue lendo o blog do mycapital para ficar a par das dicas e novidades sobre finanças.
Encontre o conteúdo que fará a diferença na sua carteira de investimentos!