Renda Variável

Calculadora de IR ajuda a declarar Renda Variável

18/02/2020

Calculadora de IR ajuda a declarar Renda Variável

A declaração do imposto de renda costuma ser motivo de dúvidas entre aqueles que investem em renda variável, como ações e fundos imobiliários. A frequência mensal das apurações e os valores que podem ser abatidos do imposto de renda a pagar, muitas vezes, confundem os investidores, que relevam esta obrigação, talvez pela sua complexidade, e adiam a prestação de contas para o período da entrega da declaração anual.

Graças à tecnologia, o investidor não precisa tomar esta atitude, pois a tarefa de apuração mensal de resultados e a declaração anual de IR sobre renda variável foi descomplicada. Uma boa calculadora de IR ajuda o investidor nessa responsabilidade de maneira simples e tem sido uma ótima opção para resolver a questão. Existem ferramentas disponíveis que ainda são oferecidos benefícios como integração automática com as corretoras e fazem atualização constante da carteira de ações com as cotações e proventos divulgados pela Bolsa de Valores.

No artigo de hoje, você vai conhecer melhor sobre as funcionalidades da calculadora de IR e entender por que essa é uma ótima opção para quem investe em renda variável. Acompanhe e tire suas dúvidas.

Como uma calculadora de IR pode ajudar o investidor

O primeiro ponto de destaque para uma calculadora de IR é ajudar o investidor a ficar em dia com o leão. Todas as operações, sejam elas normais ou day trade, têm uma pequena parcela retida no momento da transação, o conhecido Imposto de Renda Retido na Fonte. O IRRF é pequeno ― 0,005% sobre o valor da venda maior de R$20.000,00 e 1% sobre o lucro de day trade ―, mas bastante significativo para o fisco. É ele quem avisa à Receita que uma ação foi negociada, vinculando todos os dados da operação ao CPF do investidor.

Ou seja: você pode esquecer de apurar os resultados e de pagar o imposto, mas a Receita Federal não irá deixar passar o seu débito em branco. O recolhimento do IR sobre seus ganhos em renda variável deve acontecer sempre no mês seguinte à realização da apuração do mês até o último dia útil. A má gestão deste prazo também acaba por fazer com que o investidor esqueça de pagar o DARF.

O uso de uma calculadora é de grande ajuda para realizar as apurações mensais, cálculos de impostos e controles de saldos, mas não dispensa o investidor de algumas tarefas adicionais para garantir a eficiência dos resultados. Mensalmente, no último dia útil de cada mês, será necessário conferir as quantidades existentes na carteira do sistema com as quantidades expressas na custódia de cada corretora onde são realizadas as operações. Também será necessário inserir no sistema os rendimentos efetivamente recebidos no mês e as subscrições exercidas.

Nos casos onde exista a parceria da corretora com o sistema, fazendo com que as Notas de Corretagem sejam inseridas automaticamente na base de dados, o investidor poderá receber  benefícios adicionais como a conferência automática de quantidades da carteira com as quantidades em custódia, e os lançamentos de rendimentos poderão ser inseridos de forma automática. Sem parceria, todas as informações deverão ser inseridas ou importadas pelo investidor.

Após a inserção dos dados, a calculadora de IR apura os resultados do mês, calcula o imposto devido sobre os lucros e gera o DARF para pagamento. As partes mais complexas, que são os critérios de cálculos e a observância das regras legais de tributação, que variam bastante dependendo do tipo de ativo e do valor negociado, ficam com a calculadora. Outra funcionalidade importante é a geração de relatórios detalhados, mês a mês, o que ajuda o investidor a comprovar os resultados em caso de fiscalização e o auxilia na hora de fazer a sua declaração anual de IRPF.

Como o serviço é oferecido

As calculadoras de IR são, fundamentalmente, disponibilizadas na plataforma WEB acessadas pela Internet. O que não quer dizer que a sua interação fique a cargo apenas de um software. Algumas das melhores opções disponíveis no mercado contam com atendimento feito por especialistas em tributação em investimentos em renda variável para esclarecer as dúvidas e dar instruções aos clientes.

Poder contar com atendentes experientes e especialistas nesta área é de suma importância para quem precisa regularizar sua situação fiscal, apurar anos anteriores e retificar declarações de IR.  As orientações ainda podem ser complementadas com a contração de serviço de regularização fiscal onde a equipe da calculadora executa as inserções de dados, confere as posições e apresenta um resumo final para o investidor tomar as providências junto ao fisco.

Se você investe em renda variável, uma boa calculadora de IR vai ajudar você a manter o controle da situação junto à Receita, centralizar todas as informações para abandonar as planilhas e realizar o pagamento correto do DARF, sem chance de erro de cálculo. Há boas ferramentas disponíveis no mercado e os valores para contratação podem variar de acordo com o pacote de serviços escolhido.

Agora que você já sabe quais as principais funcionalidades e como uma calculadora de IR pode lhe ajudar na declaração de investimento em Renda Variável, conheça o mycapital. Você vai descobrir que ficar em dia com o leão nunca foi tão fácil!

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos