Imposto de Renda Receita Federal Renda Variável

Dicas para ficar em dia com o Fisco: Como evitar multas

14/04/2021

Dicas para ficar em dia com o Fisco: Como evitar multas

O mycapital se preocupa em auxiliar você, investidor de renda variável, a declarar renda da maneira mais tranquila e eficiente possível – mesmo sem o auxílio de um profissional para organizar suas informações, e mesmo que você não possua muita experiência na área. Juntamos aqui algumas informações e dicas para ficar em dia com o Fisco, que vão ajudar a evitar multas na hora de enfrentar o leão. Continue lendo!

O que é o Fisco?

Basicamente, o Fisco é a autoridade fazendária do país. É ele quem dita e aplica as regras do STN (Sistema Tributário Nacional). Ele não é apenas um órgão federal e, é dividido em 3 partes:

  • Fisco Municipal: É regido pela prefeitura da cidade. É responsável pela coleta do IPTU e do ISSQN (Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza).
  • Fisco Estadual: Representada pela Secretaria da Fazenda, esse fisco é responsável pela coleta do IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) e do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). Além disso, é responsável pela inscrição estadual das empresas, bem importante na hora de gerar notas fiscais.
  • Fisco Federal: É representado pela Receita Federal do Brasil. Responsável pelo maior número de tributos, como IRPJ, IRPF, cadastro de CNPJ, PIS, entre muitos outros.

Entender o que é o Fisco é o primeiro passo para que a vida financeira seja mais esclarecida, mostrando exatamente para onde vai o dinheiro e o porquê. 

Agora, vamos às dicas que podem facilitar a sua vida.  

Faça a apuração dos resultados mensalmente

Na hora de prestar contas, todo o trabalho se torna mais difícil quando temos um material desorganizado. Separe mensalmente todas as apurações individuais, isso facilitará o seu trabalho quando tiver que preencher os formulários. 

Separe os day trades das operações normais, considerando sempre o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). Além disso, é sempre bom guardar todas as  Notas Fiscais.

E as alíquotas mensais?

Para calcular o IR, você precisará ter em mãos o valor total das alíquotas pagas para informar ao Fisco seus lucros e prejuízos.

Tenha em mente que não há uma única alíquota para calcular os impostos, elas podem variar em dois tipos:

  • Day Trade – Compra e venda de um mesmo ativo realizadas no mesmo dia. O valor de 20% deve ser pago no IR. Você deverá calcular o resultado das operações day trades em cada dia do mês e separar os ganhos dos prejuízos. 

Calculados os lucros e prejuízos, abata os resultados negativos com os lucros. Se depois desse processo você tiver lucro, calcule os 20% das alíquotas sobre ele para declarar o seus day trades no IR.

  • Operações normais – Compra e venda de um mesmo ativo realizadas em dias diferentes. O valor de 15% deve ser pago no IR. Você deverá calcular as compras normais de cada ação ao respectivo saldo anterior para formar o estoque com custo médio.

Se houver venda, você precisará calcular o resultado das vendas normais sobre o custo médio de cada ação, separando os ganhos e os prejuízos. Se houver lucro, verifique se você poderá abater o valor de algum saldo negativo. Se sobrar saldo positivo, aplique a alíquota no valor de 15% para o IR.

ATENÇÃO: Se os seus ganhos obtidos em meses cujo o somatório das vendas realizadas no mercado à vista não ultrapassarem o valor de  R$20.000,00, você estará isento de impostos. Nesse caso, esses ganhos não deverão compor a base de cálculo do imposto do mês.

Como evitar multas: pague impostos em dia!

Uma das maiores dicas para quem quer ficar em dia com o Fisco e evitar as multas é: ao separar os day trades e as operações normais, faça o cálculo para saber se houve lucro ou prejuízo. Pagando o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) mensalmente, você já estará parcialmente em dia com o Fisco.

Lembrando que não é na declaração anual que você pagará os impostos sobre renda variável, e sim nos DARFs mensais. Na ficha de renda variável você colocará apenas os resultados de cada mês que já foram pagos.

Atualize-se sobre a legislação vigente

É sempre bom se informar para ter a certeza de que está seguindo as normas corretas. Para isso, é aconselhado ler a respeito do assunto e manter-se a par das notícias que podem afetar a sua tributação fiscal. 

Nada de deixar para a última hora!

Antecipar-se é o segredo para que tudo ocorra tranquilamente. Fique atento às datas de entrega para que você não precise pagar multas. Faça tudo com calma para que dê tempo de fazer uma revisão minuciosa de todos os dados.

Utilize plataformas para calcular e organizar os dados

Para que tudo seja feito de maneira correta e rápida, a organização é a palavra-chave. Manter todas as informações em um só lugar é de extrema importância na hora de prestar contas com o Fisco, pois o processo que tende a ser demorado e burocrático, pode se tornar mais confortável.

O mycapital oferece diversas ferramentas para que você possa registrar tudo com segurança e agilidade. Além disso, você acompanha a evolução da sua carteira e calcula automaticamente o seu DARF, agilizando ainda mais o progresso da sua declaração.

Conclusão

Pode parecer tudo muito complicado, mas na verdade esses processos podem ocorrer de maneira tranquila se tomadas as devidas precauções. Enfrentar o leão deixa de ser um monstro de sete cabeças quando se organiza as responsabilidades fiscais com o mycapital. Regularize seus impostos utilizando a nossa plataforma, e organize sua vida financeira na palma da sua mão.

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos