Contratos Futuros: o que são e como funcionam?
No mundo financeiro, existem várias formas de investimento, e uma delas é o mercado de contratos futuros. Assim como qualquer tipo de investimento, ele não está isento de riscos.
No entanto, serve como uma proteção para os investimentos, uma vez que ajuda a minimizar a volatilidade do mercado ao estabelecer preços para uma data no futuro, por meio da estratégia de hedge.
É interessante notar que a B3 é a Bolsa que possui mais operações em contratos futuros do mundo, segundo a FIA (Futures Industry Association).
Existem diversas oportunidades para investidores, que podem se expor a diferentes ativos e diversificar o portfólio de investimentos. Se você está interessado nos mercados futuros, acompanhe a leitura para saber como funciona!
O que é mercado futuro?
No mercado futuro os investidores se comprometem a comprar ou vender um ativo em uma data futura, por um preço determinado no presente. Esses ativos podem ser commodities, índices de ações, moedas estrangeiras, entre outros.
Os ativos são negociados na Bolsa de Valores (B3). Há características específicas, como data de vencimento e forma de liquidação, que podem variar de acordo com o ativo negociado.
No mercado futuro, você opera de acordo com resultados diários, com reajuste automático, sendo vantajoso para se proteger de variações negativas.
O que é contrato futuro?
O contrato futuro é um tipo de derivativo cuja negociação acontece no mercado futuro. Portanto, é um acordo em que comprador ou vendedor podem se planejar para comprar ou vender um ativo e suas quantidades em uma data posterior.
Por sua vez, o preço do ativo é estipulado no instante em que o contrato é negociado. Além disso, não importa qual será o preço daquele ativo no futuro, pois os valores seguirão a regra do contrato.
Essa estratégia recebe o nome de hedge, cujo objetivo é formar uma camada de proteção para ativos que podem sofrer oscilações de preços no mercado financeiro.
Nesse sentido, os contratos futuros são como um jogo de xadrez: cada movimento deve ser bem pensado e o objetivo é ter maior previsibilidade de retornos no futuro, a partir de uma estratégia no presente.
O que é um minicontrato futuro?
Além dos contratos futuros, existem também os minicontratos futuros. Esses contratos possuem as mesmas características, porém em uma escala menor nos minicontratos.
Eles são uma opção mais acessível para investidores individuais, pois permitem o aporte de um valor financeiro menor. Por exemplo, podem representar 20% do valor de um contrato futuro.
Nos contratos futuros tradicionais, embora não seja necessário pagar o valor do ativo na negociação, é necessário fazer um depósito, cujo preço pode ser bem elevado.
Por outro lado, ao optar pelo minicontrato, amplia-se o acesso a investidores que desejam desembolsar valores menores. Na B3 você pode negociar este tipo de minicontrato no índice Ibovespa, por exemplo.
Como funciona um contrato futuro?
Os contratos futuros funcionam para proteger os investidores contra riscos, especular sobre preços futuros ou simplesmente negociar ativos.
Por exemplo, um produtor agrícola pode comprar um contrato futuro de soja para proteger o lucro contra uma queda no preço da soja. Do mesmo modo, um produtor de petróleo pode comprar um contrato futuro de petróleo para proteger seu lucro contra uma alta no preço.
Além disso, um investidor pode comprar um contrato futuro de índice de ações para proteger seu portfólio contra uma queda no mercado de ações.
No caso da especulação de preços futuros, é possível adquirir um contrato futuro de uma commodity ao se prever que o preço vai subir. Em caso positivo, o especulador terá ganhos.
Outro exemplo é a negociação de moedas, como o dólar. Ao estimar que a moeda vai se valorizar em relação ao real, o investidor pode obter lucro com a negociação.
Vale lembrar que a B3 é quem fiscaliza todas as etapas, inclusive as garantias de cumprimento do contrato.
Quais são os tipos de contratos futuros?
Você já sabe que no mercado financeiro existem inúmeros tipos de ativos para quem deseja fazer aplicações financeiras. Logo, confira em ativos é possível negociar contratos futuros!
Contrato futuro de ouro
Os contratos futuros de ouro são negociados no Mercado BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros). Eles são uma ferramenta utilizada para gestão do risco de oscilação de preço do ouro, que é uma commodity mineral.
O objeto de negociação é ouro fino e a medida que serve como referência é de 250 gramas.
Este tipo de contrato permite que os investidores se beneficiem das mudanças de preço do ouro sem a necessidade de possuir fisicamente o metal.
Contrato futuro de ações
Os contratos futuros de ações são utilizados por traders e investidores para alavancar suas posições e buscar lucros a partir das flutuações de preços das ações. Eles são relativamente recentes, pois estão em operação desde 2018 na B3.
Portanto, o investidor pode negociar esta modalidade de contrato para se proteger de uma possível desvalorização das suas ações no futuro. E como isso é possível?
O funcionamento é similar ao de contratos futuros de outras commodities, como o ouro. Porém, em vez de negociar ouro, negociam-se ações de empresas. Além disso, não é preciso comprar diretamente as ações.
Contrato futuro de commodities
As commodities podem incluir produtos agrícolas, como trigo ou café, metais preciosos como ouro ou prata, e energia, como petróleo ou gás natural, entre outros.
Esses contratos são utilizados principalmente por produtores para se protegerem contra flutuações de preços futuros.
Contrato futuro de dólar
Contrato futuro de dólar é um acordo de compra ou venda da moeda americana em uma data futura, por um preço determinado no momento da negociação.
É uma maneira de investir pensando na taxa cambial, e a melhor parte é que não há necessidade de pagamento de moeda em espécie.
Contrato futuro de juros
Um contrato futuro de juros negocia um instrumento financeiro que está vinculado às taxas de juros em uma data predeterminada.
Eles são utilizados por instituições financeiras, investidores e especuladores para gerenciar o risco de taxa de juros e buscar oportunidades de lucro. Além disso, têm como referência os Depósitos Interfinanceiros (DI).
Contratos futuros de índices
Nos contratos futuros de índices, os investidores podem se expor a variações no desempenho de um conjunto de ações representadas pelo índice.
A ideia é buscar lucros com as variações dos preços dos índices. Eles funcionam de forma semelhante aos contratos futuros de ações.
No entanto, em vez de negociar ações individuais, os investidores negociam o desempenho geral de um índice específico, como o Ibovespa, o S&P 500 ou a Nasdaq.
Quais são as vantagens dos contratos futuros?
Entre as vantagens dos contratos futuros, podemos destacar:
- proteção contra variações no preço de um ativo financeiro;
- possibilidade de ganhos com a especulação financeira;
- maior liquidez em relação a outros derivativos;
- acesso a mercados internacionais;
- possibilidade de alavancagem, ou seja, investir mais do que se tem disponível em conta;
- transparência nos preços e nas informações dos contratos futuros;
- flexibilidade para investidores que desejam se expor a diferentes tipos de ativos financeiros.
Então, este conteúdo te ajudou a esclarecer suas dúvidas? Aproveite para conhecer a calculadora Mycapital para cálculo automático do IR em renda variável!