O que é Open Investiment?
Open Banking e Open Finance são termos que ganham força no mercado a cada dia, mas você já ouviu falar de Open Investment? É mais uma solução no mercado financeiro que pode impactar positivamente o seu bolso!
Vamos falar hoje sobre Open Investment e suas características. Para que possamos entender melhor, vamos relembrar um pouco sobre o que é o Open Finance, pois uma coisa está ligada a outra.
O que é Open Finance?
É uma função oferecida pelo Open Banking, um conceito que permite que você compartilhe seus dados fiscais. Isso não é limitado apenas para operações bancárias, e sim outros tipos de transações que envolvem finanças.
O intuito do Open Finance é revolucionar o mercado e trazer diversos benefícios como segurança, agilidade e oportunidades para quem usa. Para você, investidor, ele facilita a sua vida na hora de realizar o contato com sua corretora de valores.
Quer ler mais sobre Open Finance? Acesse o nosso artigo aqui.
O que é Open Investment?
Como mencionamos acima, o Open Investment é parte do Open Finance, porém performando na parte de compartilhamento de informações para investimentos.
A ideia é que seus produtos financeiros sejam abertos para acesso de outras instituições, tudo com a maior segurança para o cliente e para as empresas envolvidas.
Isso permitirá que o investidor compartilhe, de forma online, seus dados com as instituições financeiras que desejar.
As instituições poderão ter acesso ao histórico de consumo desse investidor, o que dá a oportunidade de gerar produtos exclusivos e personalizados para o perfil desse cliente em específico.
Como isso é feito?
Tudo é realizado a partir de um API (Application Programming Interface), pois ele é a ponte para que seja feito o compartilhamento de dados. Se trata de uma ferramenta tecnológica específica para tais transações.
Quais os benefícios do Open Investment?
- Autonomia para os clientes
- Ofertas e Serviços personalizados
- Transparência nas transações
- Portabilidade de informações entre instituições
- Crescimento de negócios
- Incentivo da inovação
Como é a segurança do Open Investment?
Bom, tudo é regulamentado para que não haja vazamento de informações de ambos os lados, e é por isso que a segurança é feita pela ANBIMA, Susep e pelo Banco Central.
Além disso, tudo é protegido pela lei LGPD (lei geral de proteção de dados), criada justamente para a proteção de dados.
Mas o que são essas instituições?
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA) representa as instituições do mercado de capitais brasileiro.
Susep significa “Superintendência de Seguros Privados”. É uma entidade de Administração indireta Pública Federal brasileira responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, além da previdência complementar aberta e, também, da capitalização e resseguros no Brasil.
O Banco Central, como você já deve saber, é o banco de reservas ou autoridade monetária do Estado. Sua função é gerir a política econômica, o que inclui garantir uma certa estabilidade envolvendo o sistema financeiro do país.
Agora que você já sabe mais sobre o que é Open Investment, não pare por aí!
Os melhores conteúdos para te deixar a par das novidades do mercado financeiro!
Viu só como o Open Investment pode revolucionar o mercado e ser bom para o seu bolso? Se você gostou desse conteúdo, continue lendo o nosso blog e fique por dentro das dicas e novidades sobre finanças que o mycapital preparou para você.