Investimentos Renda Variável

O que é ETF?

01/12/2021

O que é ETF?

Quem é trader ou pretende se tornar um, já deve ter ouvido falar em ações, não é mesmo? Essa é uma das modalidades mais conhecidas entre os investimentos, porém, as opções para quem quer aplicar seu dinheiro são inúmeras. 

Ficou curioso? Vamos explicar aqui o que significa ETF e o que ele é!

Segundo um estudo da B3, realizado em novembro do ano passado, a bolsa de valores conta com 3,2 milhões de investidores. Desse número, apenas 29% dos pesquisados sabiam o que é um ETF. 

 

Afinal, o que é ETF?

A sigla significa Exchange Traded Fund que, em português ficaria Câmbio de fundo comercial.

Esta modalidade foi lançada em 2004, com o PIBB. Porém, desde 1993 é negociada nos EUA. Basicamente, é um fundo de investimento, onde os investidores aplicam seu capital em grupo. Se difere dos tradicionais por conta de algumas particularidades. 

Os ETFs são vinculados a um indicador na bolsa de valores, por isso, é feito com o objetivo de alcançar resultados iguais ou superiores ao índice de referência utilizado. Além disso, seu patrimônio é dividido em cotas ― iguais às ações ― e elas são vendidas e compradas. Dessa forma, o valor pode variar de acordo com os preços dos títulos que compõem esse fundo.

Igual a outros tipos de investimentos em condomínios, sua administração é feita por um gestor. Essa pessoa tem a responsabilidade de acompanhar o mercado e suas movimentações todos os dias e, assim, fazer as negociações necessárias.

Atualmente, há uma variedade de ETFs no mercado global. Podemos citar os de índices amplos, segmentados, setoriais, nacionais ou internacionais. Também os de moeda, commodities e de renda fixa. Porém, no Brasil, os de renda variável são mais numerosos. Você pode conferir a lista completa no site da B3.  

 

Quais são as vantagens de ter um ETF?

 

Um ETF possui algumas vantagens em relação a outros ativos do mercado que fazem toda a diferença no seu bolso, são elas:

  • Tributos: há recolhimento do Imposto de Renda, geralmente, de 15% sobre os ganhos. Na opção de renda variável, as vendas mensais abaixo de 20 mil não estão isentas  (clique aqui para saber mais sobre rendimentos isentos) – diferentemente das ações. Porém, os de renda fixa, há a isenção. Além disso, não há recolhimento na fonte. O trader precisa fazer o cálculo mensal, pagar o DARF e realizar a declaração anual do IR. 
  • Custos: são acessíveis e o lote mínimo de compras é de 10 cotas. Porém, é preciso pagar uma taxa de corretagem e de negociação na bolsa. Outro exemplo do que é pago, é a de administração, que é repassada ao gestor do ETF. Entretanto, ela é menor que a de outras modalidades. 
  • Rentabilidade: como tem base em um indicador de referência, sua rentabilidade acontece conforme esse índice. Ou seja: se ele valorizar, o ETF também o acompanha. Porém, se recuar, o fundo cai. 
  • Diversificação: isso porque, somente com uma cota, você pode ter diversas ações. É uma excelente opção para manter sua carteira de ativos atualizada. 
  • Reinvestimento: é possível reaplicar os rendimentos para aumentar o seu patrimônio. 
  • Liquidez: como são negociados todos os dias, é fácil de adquirir ou vender uma cota.
  • Acessibilidade: podem ser comprados e vendidos no home broker da sua corretora. 

 

Como eu invisto em um ETF?

 

Bom, em primeiro lugar é sempre aconselhado entrar em contato com a sua corretora de valores e entender quais são os seus objetivos como investidor. Partindo do princípio de que todas as expectativas estão alinhadas com esse tipo de investimento, o resto é tranquilo.

Transfira seu capital para a corretora. Após a liberação, entre na plataforma que a instituição disponibiliza, escolhendo a opção home broker. No campo de negociação, digite o nome do ETF, indique a quantidade de cotas e o valor. Depois, só assinar digitalmente. Assim que atingir o preço, a ordem será executada e você terá a custódia do fundo. Pronto! É só acompanhar o seu ativo. 

 

Ainda tem dúvidas sobre o mercado financeiro?

 

Acompanhe o blog do mycapital e fique por dentro das melhores dicas e novidades sobre finanças, imposto de renda e tudo o que envolve a sua carteira de valores.

Mantenha-se atualizado no mundo dos investimentos!

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos