Bolsa de Valores Dividendos Investimentos Renda Variável

Qual é a diferença entre OPA e IPO?

09/11/2023

Qual é a diferença entre OPA e IPO?

O mercado financeiro oferece diversas oportunidades para investidores interessados em adquirir participação em empresas. Assim, é normal que você se depare com termos próprios do mundo dos investimentos e, talvez, não saiba ainda qual é a diferença entre OPA e IPO.

Embora possam parecer semelhantes à primeira vista, esses dois conceitos têm propósitos distintos e podem ter diferentes implicações para as empresas e para os investidores. A OPA é um processo pelo qual uma empresa deseja fechar o capital, enquanto na IPO ocorre a abertura de capital.

Neste artigo, você vai entender cada um deles e como eles afetam o mercado financeiro. Acompanhe a leitura para esclarecer todas as suas dúvidas!

O que é OPA?

A OPA (Oferta Pública de Aquisição) é uma operação financeira na qual uma companhia tem a intenção de fechar o capital. Em outras palavras, significa que ela deseja sair da B3 (Bolsa de Valores brasileira) ou de bolsas em outros países.

Logo, o acionista que detém a maior parte das ações deve fazer a compra das ações de outros acionistas. Este tipo de oferta é pública e o procedimento se dá por meio de fato relevante. Ou seja, com divulgação em veículos e jornais de grande circulação.

Mas por que uma empresa decide fechar o capital? Existem diversos motivos. Um deles é a constatação de que as ações têm um valor abaixo do que se entende como justo.

Como funciona a OPA?

Para que a OPA aconteça, é preciso comunicar a questão aos acionistas por meio de fato relevante, além de haver a necessidade de autorização da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Assim, a CVM vai avaliar e aprovar a oferta de aquisição de ações, que demanda um preço para compra de ativos. Se ela der o aval, deve haver aceitação dos acionistas quanto ao valor dos papéis. No caso de haver discordâncias, há uma reunião para chegar a um consenso sobre o valor dos ativos.

O procedimento vai adiante apenas se dois terços dos acionistas derem o aval, ou seja, se concordarem com os valores para fechamento de capital. Se isso não acontecer, é preciso fazer uma assembleia para análise.

Quando o preço for estipulado e aprovado, o acionista majoritário procederá à aquisição dos ativos. Por sua vez, se não houver acordo, a OPA não pode acontecer e os investidores continuam com participação na empresa.

Vantagens e desvantagens da OPA

Algumas companhias consideram mais vantajoso deixar de ser de capital aberto devido aos custos presentes. Elas veem uma oportunidade de economia ao fechar o capital.

Além disso, muitas empresas não se sentem confortáveis em ter que deixar transparentes dados empresariais, o que de certo modo pode causar empecilhos para questões mais estratégicas.

Quanto às desvantagens da OPA, há uma redução nas alternativas de financiamento. Para os investidores, os que permanecerem como sócios terão que lidar com uma baixa liquidez.

O que é IPO?

O IPO (Oferta Pública Inicial ) é um procedimento no qual uma empresa opta por não ser mais de capital fechado e passa a negociar ações na Bolsa de Valores.

Isso significa que a empresa abre mão de parte do controle sobre suas decisões, mas ganha acesso a um grande número de investidores que podem comprar suas ações. A partir disso, os investidores podem se tornar sócios e serem detentores de uma pequena parcela da companhia.

Na IPO, existem as ofertas de ações primárias e secundárias. As que acontecem no mercado primário representam a primeira vez em que uma empresa faz uma oferta de ações, o que leva a um levantamento de caixa.

Já a IPO no mercado secundário acontece sem emissão de novas ações e, sim, com a venda de ativos de acionistas.

Como funciona a IPO?

Para que a IPO ocorra, há normas para os emissores de ativos que são previstas pela CVM. Para isso, é preciso que a empresa envie os documentos de formalização e tenha registro na Bolsa.

Em outras palavras, significa que o procedimento acontece antes da oferta de ações, para trazer segurança aos investidores e ao mercado financeiro.

Os investidores precisam ter à disposição informações como estimativas, projeções de crescimento da empresa, entre outras, para decidirem se desejam ou não adquirir as ações.

Vantagens e desvantagens da IPO

Para a empresa, uma das vantagens é melhorar a reputação no mercado ao negociar na Bolsa. Além disso, a companhia terá a oportunidade de levantar recursos para financiar projetos ou quitar dívidas.

Do lado do investidor, a vantagem é que ele terá uma oportunidade de investimento que antes não estava acessível. Caso não saiba, você pode ter direito a pelo menos 25% dos lucros enquanto acionista por meio de dividendos, se a empresa operar no positivo.

Existem desvantagens também. Uma delas é o custo e burocracia envolvidos no processo. Outro ponto negativo para as empresas é que os donos perdem parte da liberdade do negócio, visto que precisam responder a um conselho de administração.

Para os investidores, a desvantagem é que uma empresa que se lançou há pouco tempo pode não trazer resultados significativos em um período curto de tempo. Por isso, é bom conhecer alguns indicadores da saúde financeira da empresa, que se encontram no prospecto.

Os dados do documento incluem, por exemplo, o desempenho histórico e as margens de lucro, além da estrutura do capital e da liquidez para arcar com obrigações de curto prazo. É preciso analisar se a empresa dispõe de previsões claras de crescimento.

Quais as principais diferenças entre OPA e IPO?

A OPA e a IPO representam conceitos opostos. Enquanto a OPA se propõe a fechar o capital da empresa, a IPO se propõe a abri-lo no mercado financeiro. Na primeira, ocorre a compra das ações dos investidores. Na segunda, ocorre a venda de ações aos investidores que desejam se tornar sócios.

Então, agora você já sabe qual é a diferença entre OPA e IPO! Aproveite para conhecer a calculadora de IR da Mycapital para quem investe em renda variável. Visite nossa página inicial e pague seus impostos em dia sem complicações!

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos