Investimentos Renda Variável

Diversificar investimentos: porque é tão importante e como fazer

24/08/2022

Diversificar investimentos: porque é tão importante e como fazer

Diversificar investimentos é a melhor maneira de atingir suas metas financeiras de médio e longo prazo, minimizando os riscos e ajudando você a obter retornos mais estáveis ​​ao longo do tempo.

Ao optar por não colocar todos ativos em um mesmo lugar, você protege sua carteira da volatilidade do mercado.

Uma boa carteira de investimentos diversificada é uma forma de atingir seus objetivos financeiros em um determinado período de tempo.

Para isso, é fundamental definir os objetivos de investimento e desenvolver estratégias direcionadas, capazes de satisfazer as suas necessidades.

 

O que significa diversificar investimentos?

Fazer uma diversificação de investimentos significa pulverizar o seu capital em diferentes tipos de ativos, para não ficar dependente de apenas uma fonte no mercado financeiro.

Essa diversificação de carteira pode acontecer em renda variável e em renda fixa, dentro de cada modalidade ou entre essas categorias.

O quanto você decide diversificar em um portfólio de investimento vai variar de acordo com as suas condições pessoais e com o momento em que a economia se encontra.

Você já ouviu aquela frase: não coloque todos os ovos na mesma cesta?

O objetivo de uma boa diversificação é maximizar os lucros. Porém, não existe um equilíbrio perfeito e válido para todos e o próprio investidor pode alterar suas formas de diversificação  em diferentes momentos da vida.

 

Por que diversificar investimentos é importante?

Os iniciantes costumam investir, por exemplo, em uma única ação ou título porque talvez alguém o tenha aconselhado dessa maneira.

Mas o que ele está realmente fazendo é concentrar todo o seu dinheiro (e, portanto, o risco financeiro) em um único ativo.

Na verdade, se as coisas ficarem ruins para este investimento, você poderá sofrer uma perda até mesmo considerável de dinheiro dependendo do tipo de investimento.

Embora a diversificação não elimine completamente o risco, ela o reduz. O risco é um componente básico, que permite, se gerenciado corretamente, obter retornos ao longo do tempo.

Nesse sentido, a diversificação serve justamente para evitar a concentração de riscos em uma única modalidade.

 

Como montar uma carteira de investimentos?

Quando se trata de investimento, cada estratégia deve ser formulada a partir de um único caso em específico, de acordo com o seu perfil de investidor.

Mesmo pessoas que preferem poupar e com objetivos semelhantes podem, na verdade, escolher diferentes carteiras financeiras, por uma infinidade de razões. Então, como construir uma que realmente reflita suas necessidades?

Especialmente entre os menos experientes que estão no mundo dos investimentos pela primeira vez, muitas dúvidas podem surgir.

Depois de aprender o básico de finanças,  você se perguntará como juntar todas as peças para ter melhores resultados.

Em todo caso, a  construção da própria carteira de investimentos pode incluir ações, títulos, fundos imobiliários, criptomoedas, entre outros.

 

Mas, antes de tudo, você precisa se perguntar:

  • Qual é o meu objetivo de investimento? Aumentar o capital, obter rendimentos periódicos?
  • Qual é o meu horizonte de tempo de investimento? Curto, médio ou longo prazo?
  • Qual é o nível de risco que posso correr? Baixo, médio ou alto?

 

Obviamente, cada investidor poderá dar uma resposta diferente com base em suas necessidades específicas.

Alguém poderá suportar um nível de risco mais alto e outros preferirão maior prudência.

Uma pessoa poderá definir um tempo de longo prazo no horizonte e tem como meta o crescimento do capital inicial, enquanto outros preferirão manter seu capital e desfrutar de uma renda constante no futuro.

Porém, o que todos os especialistas recomendam e o que os investidores maduros fazem é diversificar a carteira em ativos sem risco e com algum grau de risco, com o intuito de crescer o patrimônio e ter melhores previsões para o presente e para o futuro.

 

O que considerar ao diversificar investimentos

Diversificar investimentos aumenta a probabilidade de se beneficiar de um fluxo constante de renda.

O objetivo da diversificação é evitar que um mau investimento elimine uma grande parte dos ativos de um investidor, dividindo sua carteira em diferentes ativos.

Por exemplo, as ações podem ser compradas em setores distintos do mercado, enquanto os títulos podem ser diversificados em qualidade de crédito e maturidade.

Uma carteira diversificada geralmente inclui investimentos em títulos de curto prazo que pagam dividendos, títulos do governo, fundos mútuos e ações, em um percentual variável com base na necessidade individual de investimento.

Se, por exemplo,  as ações de tecnologia estão indo particularmente bem, o investidor pode se encontrar com um portfólio de nicho muito específico do setor que corre o risco de despencar de uma só vez.

Ou, se os mercados de ações estão indo mal, o investidor que tende a se concentrar em títulos corre o risco de perder excelentes oportunidades de ganhos à medida que as ações começam a subir novamente.

Os investidores devem, portanto, tomar uma decisão fundamentada: diversificar seu portfólio e manter ou aumentar seu investimento em setores estratégicos.

 

O que não fazer ao construir uma carteira de investimentos

Em primeiro lugar, você precisa confiar no conselho de profissionais especializados. Não aja apenas pela intuição, principalmente no caso de investimento de alto risco.

Conheça qual é o seu perfil, sua disponibilidade de recursos de acordo com a renda e patrimônio e estabeleça metas a serem realizadas ao longo do tempo.

Ao diversificar investimentos, o ideal é não agir por impulso, e sim saber exatamente o que está fazendo, até mesmo para ter um bom equilíbrio psicológico em relação às suas finanças.

Por isso, antes de construir uma carteira de investimentos você tem que fazer uma boa análise da sua situação financeira.

Se você precisar de toda a liquidez em três meses, então você precisa considerar esse dado ao adquirir seus ativos.

Já em horizontes de tempo mais longos e perfis de alto risco, talvez você considere investir em ações ou e Bitcoin, o que não ocorreria exatamente se seu perfil fosse mais conservador.

Quando queremos criar uma carteira de investimentos devemos investir de acordo com nossos perfis de risco e horizontes temporais.

Então, você já está pronto para diversificar investimentos e ampliar seus horizontes financeiros?

Visite a nossa página inicial e conheça nossos serviços!

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos