Como escolher ações para investir a longo prazo?
Ao investir em ações, você pode escolher o tempo que quer ficar com elas, podendo vendê-las a curto, médio ou longo prazo. Como você já deve saber, cada uma delas possui suas vantagens ou desvantagens. Hoje, vamos nos aprofundar nos investimentos em ações a longo prazo.
Qual é a importância de se investir a longo prazo?
Com os investimentos a longo prazo, é importante pensar que, por se tratar de um maior período de tempo, há também menos volatilidade. Isso significa que passa por menos mudanças significativas.
O investimento também tende a se fortalecer na carteira, pois com a ação direta e indireta dos juros compostos, o acúmulo de capital e potencial é maior.
Comprar ações pensando a longo prazo é interessante para quem está pensando em aumento de capital para a aposentadoria, para quem não tem tempo de acompanhar as cotações com frequência e até mesmo para quem não lida bem com o sobe e desce diário das ações.
Quais são as melhores ações para comprar?
- Com potencial para crescimento: Busque empresas que estão em crescimento e que podem aumentar o seu valor com o tempo. Elas podem ser uma boa opção para a sua carteira, pois se elas crescem, a sua carteira também.
- Ações de empresas sustentáveis: Com o passar do tempo, questões ambientais têm se fortalecido, portanto, é uma boa escolha pensar em empresas com esse potencial de desenvolvimento no mercado.
- Empresas bem estruturadas: Empresas que já são fortificadas também são uma boa opção, pois já existe um legado de estabilidade e você poderá entender como essa empresa funcionou durante os anos, dando uma boa ideia de como é o modus operandi dela.
- As que pagam bons dividendos: É preciso avaliar o histórico de distribuição de parte dos lucros da respectiva empresa, isso fará a diferença na hora de escolher uma boa ação para se investir. Para os investimentos a longo prazo, pode ser até que esse valor aumente após um certo período.
Dicas para investir a longo prazo!
- Escolha suas metas: É importante definir qual é o objetivo maior e o resultado que você espera alcançar, pois é a partir dessa avaliação que você decidirá os primeiros passos.
- Escolha uma carteira diversificada: É uma estratégia para qualquer tipo de investimento, pois com a oscilação do mercado, se você colocar o seu dinheiro em um ativo só, a chance de perder tudo é grande. Pense em colocar um pouco em cada ativo e, assim, você verá com o tempo quais valem a pena ou não continuar investindo.
- Fique de olho no histórico dos ativos: Essa é uma pesquisa importante, pois indicará qual foi o comportamento dele durante um determinado período de tempo. Se é um ativo inconstante, talvez você não queira ele na sua carteira, não é mesmo?
Ou se o ativo estiver performando bem há um determinado tempo, pode ser que incluir ele na sua carteira não seja uma má ideia.
Agora que você já sabe o que são investimentos a longo prazo, que tal mergulhar de vez no universo financeiro do blog mycapital? Leia artigos que poderão transformar a sua jornada como investidor.