Qual a importância do Benchmark para os meus investimentos?
Você já ouviu falar na expressão “Benchmark”? É um conceito essencial para quem trabalha com negócios, pois, sem ele, seria muito mais difícil estabelecer padrões, valores e estratégias.
Vamos falar aqui sobre a importância do Benchmark para os seus investimentos.
O que é Benchmark?
O Benchmark nada mais é do que uma referência para avaliar o desempenho de uma aplicação, dos seus negócios e do próprio marketing. Essa prática é o que permite que as avaliações sejam precisas e corretas.
Para que você possa acompanhar o desenvolvimento e performance de algo, você precisa fazer comparações e estudos para entender se aquele é o melhor negócio a ser feito.
Como funciona o Benchmark?
As referências funcionam como um guia, desta forma, você tem um entendimento melhor dos riscos, da performance e dos valores do seu investimento. É a partir do Benchmark que você entenderá se os seus negócios estão acima da concorrência e se estão caminhando bem. Também podemos entender um pouco melhor sobre as previsões dos seus investimentos para caso um dia queira vendê-los, ou então saber o quanto eles podem render.
Quais são os principais Benchmarks do mercado?
- Taxa Selic: Ela é a taxa básica de juros da economia brasileira, afetando diversas transações e investimentos. SELIC significa “Sistema Especial de Liquidação e Custódia”, que nada mais é que um programa virtual para que os Títulos do Tesouro Nacional sejam comercializados por entidades financeiras.
Ao serem compradas e vendidas, essas transações possuem uma taxa de juros, e a média delas equivale à taxa Selic. Grande parte dessa porcentagem vem de impostos e empréstimos. Vale ressaltar que pessoas comuns não têm acesso a tal programa, a não ser que seja o Banco Central e algumas instituições financeiras autorizadas. - IPCA: A sigla significa “Índice de Preços ao Consumidor Amplo” e é um dos principais índices de inflação do país. Seu indicador tem o objetivo de atingir 90% das pessoas que residem em áreas urbanas no Brasil. Este indicador é imprescindível para saber o ganho real dos seus investimentos.
- Taxa CDI: A sigla significa “Certificado de Depósito Interbancário”. Ele é um título negociado exclusivamente entre os bancos e funciona como um empréstimo, porém a curto prazo, com o intuito do caixa sempre fechar no positivo ao fim do dia.
Os investimentos com o menor risco do mercado são atrelados à Selic ou ao CDI. Então, quando o investidor decide aplicar em outros ativos, espera que renda mais do esses indicadores. - Índice Bovespa: Esse é o indicador mais importante para o desempenho médio de uma cesta de ações negociadas na B3, elas representam as principais empresas do mercado. Ele consiste em pegar as ações com maior volume negociado num determinado período recente. Investidores em renda variável sempre tentam bater esse índice.
- Câmbio: A taxa de câmbio é a comparação quantitativa entre diversas moedas ao redor do mundo, colocando um valor correspondente ao realizar a troca entre elas. Antes de viajar ou comprar algo em outra moeda, é comum checar o valor daquele dinheiro em comparação ao Real Brasileiro.
Podemos dizer que o dólar é o principal exemplo disso, pois geralmente se compara os retornos de investimentos com o dólar quando se trata de fundo cambial ou algum outro investimento no exterior. - Indicadores de inflação: Os índices de inflação são utilizados para acompanhar ou medir a variação do preço das coisas e o impacto que isso teria no custo de vida de alguém. É esse indicador que vai ditar os preços das gôndolas do supermercado, por exemplo.
O segredo é ficar de olho!
Para ter bons resultados nos seus investimentos ou negócios, é sempre bom ficar atento às mudanças desses principais Benchmarks, inclusive, você pode até encontrar outros que fazem mais sentido com o que você busca, existem vários.
O importante é acompanhar os movimentos do mercado financeiro para poder ter uma boa performance como investidor.
Quer saber mais?
Conhecer a fundo o mercado financeiro, é uma tarefa que requer muita atenção e estudo, portanto, o mycapital te ajuda em primeira mão na jornada como investidor. É só ficar atento ao nosso blog para conferir diferentes materiais que podem te dar dicas de como guiar seus investimentos.