O que é Open Insurance?
Open Insurance é um termo que ainda não é tão conhecido por todos os investidores, mas 00já podemos adiantar que se trata de novas oportunidades para quem opta por ele.
Ficou curioso? Vamos abordar no artigo de hoje sobre o que é Open Insurance e como ele funciona.
Bom, para começarmos, você precisa saber de alguns outros termos que já abordamos aqui no blog. O Open Finance e Open Banking.
Open Banking: É um sistema financeiro aberto, ou seja, uma iniciativa que regula compartilhamento de dados entre instituições financeiras e pessoas, tanto físicas quanto jurídicas. Com ele, você poderá carregar consigo as informações e histórico que, antes, só pertencia aos bancos.
Open Finance: É uma função oferecida pelo Open Banking, um conceito que permite que você compartilhe seus dados fiscais. Isso não é limitado apenas para operações bancárias, e sim outros tipos de transações que envolvem finanças.
Quer saber mais? Confira o nosso artigo sobre Open Finance aqui.
O que é Open Insurance?
Open Insurance significa Sistema de Seguros Aberto, e é um projeto que prevê padronizar o compartilhamento de informações entre diversas sociedades autorizadas e credenciadas pelo Susep, ou seja, é feito para os consumidores de seguros.
Ele já começou a ser implementado no país e irá permitir que o cliente compartilhe os dados de diferentes tipos de segmentos dos investimentos com o propósito de obter melhores serviços e produtos.
Mas o que é a Susep?
Susep significa “Superintendência de Seguros Privados”. É uma entidade de Administração indireta Pública Federal brasileira responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, além da previdência complementar aberta e, também, da capitalização e resseguros no Brasil.
Como o Open Insurance funciona?
Por meio de abertura de integração de sistemas, as informações poderão ser compartilhadas e, assim, poderão gerar mais oportunidades para o consumidor de cada área.
Ele será implementado em duas etapas, a primeira está marcada para o dia 15 de dezembro de 2021, ou seja, não poderia estar mais perto! Nela, ainda não haverá compartilhamento de dados. Já a segunda, tem planos de ser lançada em setembro de 2022.
Lembrando que todo esse processo ocorrerá após a aprovação e consentimento de cada cliente!
O Open Banking já tinha em seus planos colocar produtos voltados aos seguros, portanto, o Open Insurance é só mais um passo dentro desse universo que irá revolucionar o mercado financeiro e de seguros em alguns breves anos.
Quais os benefícios do Open Insurance?
Com o Open Insurance, o cliente terá mais autonomia, o que gera mais agilidade e segurança em todos os processos, já que, o cliente terá seus dados em mãos e poderá analisar melhor suas oportunidades.
Ele também reduz a burocracia na hora de agregar serviços ligados ao Open Finance, otimizando diversas buscas de investimentos. Além disso, haverá maior transparência nas negociações do que há hoje em dia.
Por meio dos APIs (Interface de Programação de Aplicações), haverá a conexão entre empresas, possibilitando o compartilhamento de dados entre entidades como: Bancos, Insurtechs, Startups, entre outros.
Agora é esperar que esta oportunidade esteja disponível para todos nós! O mundo dos negócios está em movimento e o mycapital também!
Que tal navegar mais no universo financeiro?
O blog do mycapital está disponível para tirar suas dúvidas e te instigar a ler sobre o que afeta diretamente o seu bolso!
Acesse o nosso blog e encontre conteúdos atuais exclusivos que podem te ajudar na sua jornada como investidor.