O que é Open Finance?
Open Finance é um termo que anda ganhando muita força no mercado financeiro. Você sabe do que estamos falando?
Hoje, vamos explicar o conceito de Open Finance!
Para explicar melhor, precisamos entender primeiro o conceito de Open Banking.
O que é Open Banking?
É um sistema financeiro aberto, ou seja, uma iniciativa que regula compartilhamento de dados entre instituições financeiras e pessoas, tanto físicas quanto jurídicas. Com ele, você poderá carregar consigo as informações e histórico que, antes, só pertencia aos bancos.
Para que isso seja possível, os dados só podem ser compartilhados entre instituições autorizadas pelo Banco Central.
Pronto! Agora que você já tem uma noção sobre o que é Open Banking, podemos começar a falar sobre o Open Finance.
O que é Open Finance?
É uma função oferecida pelo Open Banking, um conceito que permite que você compartilhe seus dados fiscais. Isso não é limitado apenas para operações bancárias, e sim outros tipos de transações que envolvem finanças.
O intuito do Open Finance é revolucionar o mercado e trazer diversos benefícios como segurança, agilidade e oportunidades para quem usa. Para você, investidor, ele facilita a sua vida na hora de realizar o contato com sua corretora de valores.
Como funciona o Open Finance?
A partir do Open Banking, o solo já estará preparado para a implementação do Open Finance, pois o ecossistema já estará programado para funcionar desta forma. Quanto maior o alcance do Open Banking, melhores as condições para que o Open Finance tome conta das plataformas de serviços financeiros.
A implementação já começou, mas ele depende diretamente do bom funcionamento do Open Banking, ou seja, ainda não é possível desfrutar das vantagens ainda, é preciso ter um pouquinho mais de paciência até que tudo esteja dentro dos conformes para que seja feito com segurança.
A estimativa é que em 2022 o Open Finance já seja disponibilizado para todos.
Ah, vale lembrar que ele é 100% digital!
Quais são as vantagens?
Atualmente, seus dados pertencem às empresas e, com o Open Finance, eles pertencerão a você! Isso te trará a chance de correr atrás de melhores oportunidades, pois você terá consigo o seu histórico do consumidor.
Além disso, o sistema te dá a chance de ter mais segurança, autonomia e transparência, sendo, também, um serviço gratuito.
O Open Finance também facilita o acesso para investidores que buscam produtos financeiros para investir e diversificar a carteira.
Como eu participo?
Bom, para participar, você precisa ser regulamentado pelo Banco Central, seja num cadastro de pessoa física ou jurídica. Além disso, é importante que você siga as diretrizes do projeto para, assim, participar de forma correta.
Peça para o seu banco para que você tenha acesso aos dados cadastrais, esta é a primeira forma.
Na segunda forma, os bancos entrarão em contato solicitando o consentimento para o compartilhamento das suas informações para estas ofertas em novos serviços.
Lembrando que seus dados têm a proteção da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) ou Lei nº 13.709, tornando o processo totalmente seguro.
Fique por dentro das novidades e dicas sobre o mercado financeiro!
Aproveite o blog do mycapital para ficar em dia com sua leitura sobre finanças. Leia mais sobre Investimentos, Bolsa de Valores, Imposto de Renda e diversos assuntos sobre o que afeta a sua carteira.
Aqui, você dá um passo adiante na sua jornada de investidor.