Dicas para quem chegou agora no mercado de ações
Existem diversas pessoas que estão chegando agora no mercado de ações, assim como também existem aquelas que olham de longe com vontade de participar, porém não sabem como.
Hoje vamos falar sobre algumas dicas para você que quer investir em ações, mas ainda possui algum receio.
Para isso, vamos relembrar?
O que são Ações?
As ações são investimentos que se enquadram na categoria de Renda Variável. São negociadas na bolsa de valores, sendo elas, porções de empresas que são disponibilizadas para a venda. Geralmente, são as menores porções da empresa assim que ela abre o IPO, sendo assim, quem as compra, se torna sócio dela.
Podemos dizer que as ações são baseadas no ganho mútuo entre investidores e empresas. As ações são uma ótima opção para quem quer começar investindo pouco, pois não é necessário uma grande quantia de dinheiro para começar.
Existem alguns diferentes tipos de ações, são eles:
- Ações Ordinárias (ON): Além de dar direito aos lucros, também dá direito ao voto em assembleias gerais da empresa. Para encontrá-las na Bolsa, basta você ver se ela possui o número 3 no final. Ex: PETR3.
- Ações Preferenciais (PN): Como o próprio nome diz, ela recebe um grau de prioridade, tendo um grau diferente de direito de recebimento de dividendos (parte do lucro da empresa). Vale lembrar que quem possui ações preferenciais também têm prioridade para vender as ações caso a empresa venha à falência. As ações preferenciais possuem a terminação 4. Ex: PETR4.
- Mais de uma classe: Quando existe mais de uma classe de ações, as terminações podem variar de 1 a 10, como: USIM5. Para saber exatamente quais características preferenciais, é aconselhado consultar o estatuto de cada empresa a qual você pretende investir.
Vamos às dicas?
Não invista aquilo que fará falta no seu bolso!
A tática é simples, apenas investir aquilo que está sobrando no momento e se, caso houver uma emergência, você não precisará. Dessa forma, você consegue deixar o dinheiro rendendo por mais tempo e construir seu patrimônio sem interrupções.
Tenha uma carteira de investimentos diversificada
Investir em ações tem seus diversos benefícios e, um deles, é poder variar a sua carteira com diferentes investimentos. Ao fazer isso, você impedirá que todo o seu dinheiro vá embora caso um ativo fique em baixa. Separando a quantia em ativos diferentes, o seu dinheiro estará mais protegido de uma dessas casualidades.
É necessário estudar o mercado!
O mercado de ações não é um jogo de sorte, onde você aposta o seu dinheiro naquela empresa que está ganhando. É um processo de estudo, no qual você vai tomando confiança aos poucos para tomar as suas decisões, visando sempre obter o maior lucro.
Na internet há diversos cursos disponíveis que você pode tentar fazer para mergulhar mais um pouco nesse universo.
Se você não tiver tempo, opte por investimentos a longo prazo
Para investir, é necessário ficar a par do que acontece no mercado financeiro, acompanhar as movimentações e manter o olho nos seus ativos. Caso você não tenha esse tempo de ficar sempre checando esses tipos de informações, pode ser que o investimento a longo prazo seja mais indicado para o seu estilo de vida. É preciso ter paciência, pois se os seus ativos caírem, é necessário um estudo para saber se vale ou não a pena vendê-los.
Monte sua carteira de investimentos com uma corretora
Ao começar a sua trajetória como investidor, é altamente recomendável que você trace um perfil, pois ele te ajudará a escolher em qual direção seguir na hora de escolher seus ativos.
Existem três tipos de perfis, são eles:
- Conservador: É aquele tipo de carteira que busca colocar a segurança em primeiro lugar. É um investidor que prefere colocar seu dinheiro num lugar que ele saiba o quanto irá render para poder se sentir preparado caso ocorra algum imprevisto.
- Moderado: Esse tipo de investidor busca a segurança financeira, porém com resultados acima do esperado, sendo assim, ele assume alguns riscos a mais que o perfil conservador.
- Arrojado: Para aqueles que têm amplo conhecimento do mercado e já se acostumaram com os altos e baixos da Bolsa de Valores. São investimentos de alto risco e que podem facilmente resultar em perdas financeiras se não houver estudo e preparo.
Existem diversas corretoras de valores que auxiliam seus investidores na hora de estabelecer um perfil e de carteira de investimentos.
Quer saber mais sobre corretoras de valores?
A mycapital possui parceria com diversas corretoras de valores altamente conceituadas para te ajudar em todo o processo de investimento. São elas: Ativa, Ágora, Genial, Guide, Mirae, Órama, Rico, Vitreo, XP, Toro e Clear.
Todas elas têm integração automática com a mycapital na hora de declarar o seu Imposto de Renda.
E, para ficar por dentro do mercado financeiro, acesse o nosso blog e leia conteúdos que farão toda a diferença na hora de investir na Bolsa de Valores!