Como montar a carteira de investimentos?
Saber montar a sua carteira de investimentos é o primeiro passo para quem decide trilhar uma jornada financeira nesse universo que movimenta a economia de diversos países. Ao montar a sua carteira, você terá uma noção maior sobre seus objetivos, os valores que você poderá investir e qual será a sua provável rentabilidade deles a partir da sua escolha.
Essa é uma estratégia utilizada para investidores que procuram investir na Bolsa de Valores, mas a técnica é tão eficiente, que pode ser aplicada em qualquer cenário financeiro, até daqueles que não possuem experiência no mercado da Bolsa.
Para começarmos a entender melhor sobre o assunto, vamos explicar o que é uma carteira de investimentos e para que serve.
O que é uma carteira de investimentos?
O conceito é bem simples. A carteira de investimentos é basicamente a coleção de investimentos que você faz, ou seja, seus dados ativos. Eles podem ser de diversos tipos como: Renda Fixa, Renda variável, CDB, títulos do tesouro direto, entre outros.
Ao estabelecer um padrão para a sua carteira, você também protege o seu patrimônio e valoriza todo o dinheiro que se encontra em seus investimentos, pois quando ele está distribuído, mais difícil é perder tudo de uma vez só.
Quando você opta por investir em diferentes ativos, você garante que seu dinheiro não vá embora de uma vez caso um dos ativos tenha queda no mercado. É uma questão de segurança a ser levada em consideração para que você não tenha perdas irreversíveis.
Como montar minha carteira de investimentos?
Ao começar a sua trajetória como investidor, é altamente recomendável que você trace um perfil, pois ele te ajudará a escolher em qual direção seguir na hora de escolher seus ativos.
Existem três tipos de perfis, são eles:
- Conservador: É aquele tipo de carteira que busca colocar a segurança em primeiro lugar. É um investidor que prefere colocar seu dinheiro num lugar que ele saiba o quanto irá render para poder se sentir preparado caso ocorra algum imprevisto.
- Moderado: Esse tipo de investidor busca a segurança financeira, porém com resultados acima do esperado, sendo assim, ele assume alguns riscos a mais que o perfil conservador.
- Arrojado: Para aqueles que têm amplo conhecimento do mercado e já se acostumaram com os altos e baixos da Bolsa de Valores. São investimentos de alto risco e que podem facilmente resultar em perdas financeiras se não houver estudo e preparo.
Além disso, é recomendável também definir seus objetivos, por exemplo, se você quer juntar dinheiro para a sua aposentadoria, seus investimentos serão diferentes dos que procuram investimentos de alto risco e com retorno mais rápido.
Objetivo de curto prazo: Geralmente ele é utilizado por pessoas que necessitam de ter esse dinheiro na mão caso alguma emergência aconteça. Ele requer um investimento com baixa volatilidade, ou seja, baixo risco e que tenha liquidez no momento. Desta forma, você conseguirá investir com uma certa segurança de que conseguirá resgatar seu dinheiro mais rapidamente.
Objetivo a longo prazo: São aqueles pensados no futuro, por exemplo: aposentadorias. Esse objetivo é composto por diversos tipos de ativos e são aqueles investimentos os quais você tem o seu dinheiro preso ao investimento por mais tempo. Essa opção apresenta uma chance maior de se recuperar com a volatilidade do mercado.
Quem pode me ajudar a montar minha carteira de investimentos?
Existem diversas corretoras de valores que auxiliam seus investidores na hora de estabelecer um perfil e de carteira de investimentos. O mycapital integra as operações automaticamente com oito corretoras de valores que estão prontas para ajudar aqueles que precisam de uma ajuda para começar no mercado financeiro.
São elas: Ativa, Genial, Vitreo, Ágora, Rico, Órama, Guide e Mirae.
Além das corretoras, é sempre bom manter contato com aqueles investidores mais experientes, juntando informações que poderão enriquecer a sua jornada no mercado da Bolsa de Valores.
O mycapital acredita que ao investir, um novo passo para a construção do futuro é dado, e estamos aqui para auxiliar novos investidores e os mais experientes também a se manter em dia com a Receita Federal após iniciarem suas operações na Bolsa.