Investimentos Renda Variável

5 dicas para melhorar a sua carteira de investimentos

06/04/2022

5 dicas para melhorar a sua carteira de investimentos

A carteira de investimentos é um passo essencial para que você possa começar a investir, portanto, hoje, nós vamos dar algumas dicas para que a sua carteira seja diversificada e preparada para enfrentar os altos e baixos do mercado financeiro.

Mas antes, vamos relembrar o que é uma carteira de investimentos?

O que é uma carteira de investimentos?

 

O conceito é bem simples. A carteira de investimentos é basicamente a coleção de investimentos que você faz, ou seja, seus dados ativos. Eles podem ser de diversos tipos como: Renda Fixa, Renda variável, CDB, títulos do tesouro direto, entre outros.

Ao estabelecer um padrão para a sua carteira, você também protege o seu patrimônio e valoriza todo o dinheiro que se encontra em seus investimentos, pois quando ele está distribuído, mais difícil é perder tudo de uma vez só.

 

 

Vamos às dicas?

 

 

Carteira boa é carteira diversificada

 

Para evitar grandes perdas, o ideal é ter uma carteira com certa variedade de ativos. A ideia é que ao diversificar, quando um ativo entrar em baixa, você não terá todo o seu dinheiro investido nele, sendo assim, a outra parte dos seus bens terá sido guardada em outros tipos de ativos.

Ao escolher os ativos, leve em consideração os setores de cada um com detalhes, tomando cuidado para não ficar muito concentrado em um mesmo segmento, pois os ativos estão correlacionados e acaba sendo um risco deles caírem ao mesmo tempo.

 

 

Reavalie o seu perfil 

 

É altamente recomendável que você trace um perfil, pois ele te ajudará a escolher em qual direção seguir na hora de escolher seus ativos.

Existem três tipos de perfis, são eles:

  • Conservador: É aquele tipo de carteira que busca colocar a segurança em primeiro lugar. É um investidor que prefere colocar seu dinheiro num lugar que ele saiba o quanto irá render para poder se sentir preparado caso ocorra algum imprevisto.

 

  • Moderado: Esse tipo de investidor busca a segurança financeira, porém com resultados acima do esperado, sendo assim, ele assume alguns riscos a mais que o perfil conservador.

 

 

  • Arrojado: Para aqueles que têm amplo conhecimento do mercado e já se acostumaram com os altos e baixos da Bolsa de Valores. São investimentos de alto risco e que podem facilmente resultar em perdas financeiras se não houver estudo e preparo.

 

 

Saiba diversificar com pouco dinheiro

 

Você não precisa ter milhares de reais para querer começar a investir, existem opções para quem tem pouco dinheiro que também podem render bastante dependendo do segmento pelo qual você optar.

Aqui, a dica é estudar bem o mercado para entender na prática qual é o movimento dele, dando a oportunidade de você investir naquilo que mais te agradou ao analisar as opções. 

Lembre-se de checar também se você poderá realizar o resgate do dinheiro antes do vencimento, esse é um ponto bem importante caso você precise dessa quantia para outro ativo ou para alguma emergência.

 

Investimentos locais e internacionais

 

A diversificação geográfica evita que os riscos fiquem concentrados em um só lugar, portanto, investir no mercado internacional é de extrema importância, já que, enquanto um país pode estar com a sua economia em quebra, outros podem estar prosperando. 

 

Uma carteira com Renda variável poderá trazer mais benefícios

 

Existe um certo mito de que a Renda Variável é só para investidores experientes, mas isso não é verdade. Iniciantes podem sim investir em Renda Variável se tiverem a vontade de procurar opções um pouco mais ousadas. Nada é impossível para quem procura saber mais sobre esse universo e, para quem tem a oportunidade, a sua corretora de valores também poderá te ajudar nas tomadas de decisão, fornecendo materiais e números que podem auxiliar.

 

Pronto! Agora que você já conhece as nossas dicas, que tal navegar pelo blog da mycapital?

 

No nosso blog você encontra dicas e conteúdos exclusivos sobre o universo financeiro. Acesse e fique por dentro do material que fará toda a diferença na sua carteira de investimentos!

Deixe seu comentário

Conheça a Calculadora de IR e
comece a calcular seus impostos