Mercado de Opções, o que é?
Você já ouviu falar no mercado de opções? É um tema muito importante para a carteira de quem investe e, hoje, vamos explicar o que ele significa e como funciona.
O que é o Mercado de Opções?
O Mercado de Opções é cheio de oportunidades para os investidores, é uma forma que eles têm de fugir um pouco da instabilidade do mercado e até dar uma certa alavancada na carteira de investimentos.
As opções são negociadas na Bolsa de Valores, e representam um contrato que dá direito de comprar ou vender por um valor determinado numa data específica. Elas são um tipo de derivativo, pois o valor de venda e compra deriva do preço da ação atrelada a ela.
Existem diversos tipos de opções e, aqui, no Brasil, elas são negociadas na B3, então as garantias e coberturas de margem são definidas por ela.
Também é possível ter negociações feitas diretamente no mercado de balcão. A compra da opção será sempre feita pelo titular, e quem faz a venda é o lançador, que negocia o prêmio. O prêmio é um valor que o titular paga ao lançador, para ter o direito de exercer a opção.
Diferença entre mercado de ações e opções
As negociações do mercado de ações são feitas todas em papéis e, desta forma, representam uma porção de uma empresa. Isso faz com que a pessoa que compra a porção se torne sócio, participando ou não dos votos.
No mercado de opções, os valores são determinados a partir pela movimentação do próprio mercado, por isso fazem as cotações, pois são feitas para estabelecer o preço no momento exato da transação.
Ao investir em uma opção, você não faz parte da respectiva empresa, você não investe diretamente nela, como funciona no mercado de ações. Ao invés disso, você compra o direito de exercer a compra ou a venda – dependendo do tipo de opção – de uma ação no futuro, a um preço pré definido. Com isso, você passa a ter a chance de comprar no futuro uma ação mais barata do que a cotação que estiver sendo negociada no mercado.
Quais as vantagens de investir no Mercado de Opções?
Alguns investidores optam pelo Mercado de Opções pela segurança ou até para dar uma impulsionada no patrimônio, pois existem diversas vantagens que tornam essa, uma ótima alternativa para quem quer se desenvolver no mercado financeiro.
Alavancagem: É uma estratégia que permite multiplicar a rentabilidade com endividamento, ou seja, ela funciona como um limite de crédito, possibilitando que você invista um valor maior do que tem em conta. A partir de um pequeno esforço torna-se possível ampliar seus ganhos.
Risco de perdas: É bastante comum que uma opção se desvalorize completamente até o seu vencimento, como por exemplo, quando o preço de exercício de uma opção de compra está mais caro do que a cotação de mercado. Quando a opção se desvaloriza e não é exercida, falamos popularmente que a opção “virou pó”. Devido a isso alto risco, é recomendado que se invista apenas uma parte pequena do patrimônio em opções.
Obtenção de ganhos: Os ganhos com opções podem ser bem expressivos, e não é muito raro que passem de 300% do valor aplicado, ou até mesmo de 1000%. Isso acontece porque o prêmio pago pela opção é muitas vezes bem pequeno, podendo até mesmo ser menor do que 10 centavos, e no caso da cotação da ação subir muito ou descer muito, essa mesma opção pode passar a valer mais do que 1 real.
Diversificação: Além dos custos de transação serem menores, você possui um leque de oportunidades com estratégias diferentes para sair no lucro.
E aí? Pronto para mergulhar no universo de opções?
Fique por dentro de tudo que envolve o universo financeiro no blog do mycapital. Lá, você encontrará dicas e informações que poderão fazer a diferença na sua jornada como investidor.
Acesse e leia o conteúdo que interessa a sua carteira!